5 dicas para calcular e gerenciar o capital de giro da loja virtual

5 dicas para calcular e gerenciar o capital de giro da loja virtual
3 min. de leitura

Entender como calcular o capital de giro da loja virtual faz toda a diferença no momento de gerenciá-lo de maneira benéfica e produtiva para o seu negócio.

Lidar com o dinheiro de maneira mal planejada ou no improviso pode ser desastroso para qualquer empreendimento, sobretudo para aqueles que ainda batalham pela afirmação no mercado.

Se quer entender melhor como administrar seu capital de giro, continue lendo e aprenda com as dicas a seguir!

1. Entenda o que é capital de giro

Capital de giro consiste basicamente no dinheiro que entra e sai da sua loja por meio do estoque, do caixa, das contas bancárias e dos pagamentos a receber (vendas financiadas).

O mais natural é que ele se dê de forma cíclica, geralmente compreendida no período de pouco mais de um mês ou mesmo 120 dias, devido ao grande número de transações parceladas.

O essencial é que se tenha uma média da periodicidade dessa movimentação financeira, a fim de que você seja capaz de planejar e administrar eficientemente suas receitas.

2. Saiba por que ele é importante

A importância de você entender o capital de giro se dá pela capacidade de prever quais compras precisa realizar e como fará para pagá-las. Assim, não se compromete com dívidas que podem se arrastar e prejudicar a saúde financeira do negócio.

Desde o pagamento de funcionários até fornecedores, você deve saber quanto tem e quanto pode pagar. A ideia é não deixar de cumprir com suas obrigações e também ser capaz de investir no crescimento da loja virtual.

3. Entenda como calcular

Há duas maneiras destacáveis para calcular o capital de giro, e esse é o melhor modo de entender isso na prática. Veja:

  • saldo de contas: calcule o dinheiro a receber das vendas a prazo com as do estoque e diminua pelas contas a pagar;
  • ciclo financeiro: faça a somatória do prazo de saída do estoque com a chegada de novos produtos, incluindo também vendas e recebimentos.

O último ponto é mais complexo e demanda tempo, já que você precisa ter clareza sobre qual é a periodicidade do seu capital de giro.

Nele, deve estar incluso tanto o tempo levado para a venda e compra dos produtos que compõem o estoque quanto o montante recebido por essas vendas e o valor necessário para repor o acervo ou adquirir novos itens. Dedique-se a fazer isso corretamente.

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4. Descubra como potencializá-lo

Temos mais algumas dicas práticas para você. Elas ajudarão a potencializar o capital de giro do seu e-commerce. Confira como atingir essa meta:

  • negocie com os fornecedores: falando com quem você paga em 30 dias, veja se é possível acertar as contas em 45. Procure estender também os maiores prazos;
  • acelere o recebimento: crie promoções, cupons de desconto e ações diversas que incentivem o pagamento à vista;
  • supervisione o estoque: seja o primeiro a saber o que há e o que não há na sua loja virtual e providencie o abastecimento do que precisar;
  • cuide das finanças: não compre aquilo que não venderá, não faça uma dívida que não pagará e reduza custos sempre que possível.

Sobre o último ponto: pense que só se deve reduzir custos quando isso não comprometer a qualidade do trabalho. É uma questão óbvia, mas que merece ser frisada.

5. Tome cuidado para evitar alguns erros

O maior erro é não planejar e não ter consciência de todos os pontos que foram citados nesse post. Querer agir apenas por ”tino comercial” e esperar sucesso figura como uma grande ilusão. Não vá por esse caminho.

Em vez disso, tome as rédeas da saúde financeira do seu negócio e faça com que o dinheiro continue circulando pelo e-commerce.

Aproveite bem as dicas dadas para fazer diferente e conseguir se destacar no nicho em que atua!

Se gostou de conhecer essas dicas para calcular o capital de giro da loja virtual, aproveite também para ficar por dentro de seis formas de anunciar no Google para impulsionar o seu e-commerce!

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