5 sinais de que sua empresa precisa investir nas vendas pela internet

5 sinais de que sua empresa precisa investir nas vendas pela internet
4 min. de leitura

O e-commerce tem crescido exponencialmente no Brasil e oferece boas possibilidades de ganho por sua praticidade e baixo custo de operação, sobretudo se comparado ao tradicional ambiente offline.

Então se você vem considerando a possibilidade de migrar o seu negócio para o meio online ou mesmo iniciar nesse ramo, é importante saber identificar os sinais de que sua empresa precisa investir nas vendas pela internet.

Nesse post, explicamos o contexto para que você aja corretamente no momento de se lançar nesse meio. Confira!

1. Você quer expandir o negócio mas ainda não sabe como

Muitas vezes, o grande motivo de encontrar obstáculos para expandir um negócio no modelo offline está justamente nos custos que isso envolve. Como fica difícil para o pequeno ou médio empreendedor lidar com as diversas contas e tributos referentes à loja física, acaba sendo complicado fazer o empreendimento crescer e, inclusive, mantê-lo a médio e longo prazo.

No ambiente digital esse panorama muda bastante, já que com uma boa dose de organização e planejamento logístico você consegue atender todo o território nacional e até pessoas de outras partes do mundo. Pode até ser que você consiga fazer isso sozinho e não dependa de uma equipe permanente ajudando. Tudo isso reduz custos e oferece uma ampla margem de crescimento ao e-commerce.

2. Deseja reduzir o custo médio de venda

Por mais que o empresário deseje vender seu produto ou serviço a um preço competitivo, pode encontrar dificuldades de realizar isso quando coloca o orçamento na ponta do lápis e avalia seu capital de giro.

Novamente, os diversos custos envolvidos em uma loja física, como pagamentos dos funcionários, gastos com transporte, manutenção do espaço, água, luz, IPTU e demais contas, atrapalham o desejo de aplicar uma estratégia acertada quando o assunto é reduzir o valor médio do que está sendo vendido.

Por meio da praticidade e custos mais baixos de gestão do e-commerce, fica muito fácil fazer da redução dos preços uma realidade. Dessa forma, seu negócio se torna mais competitivo e você pode vender mais e aumentar a sua clientela.

3. Quer gerar vendas recorrentes em seu negócio

Muitas pessoas hoje compram pela internet e, se chegam a um determinado produto ou serviço, é porque já têm algum conhecimento do que querem. É por isso que se diz que a internet empoderou o usuário por meio do fácil acesso a informação e ofertas diversas.

Com clientes mais preparados e educados sobre o que você oferece, se torna muito mais fácil gerar vendas recorrentes em seu negócio. Além do mais, pense que na internet as notícias se espalham rapidamente. Se você oferecer um bom produto ou serviço somado a um atendimento de qualidade, poderá gerar mídia espontânea por meio dos compartilhamentos de usuários satisfeitos com seu e-commerce e, inclusive, fidelizá-los. Essa combinação entre satisfação e fidelização é o que pode dar longevidade ao seu empreendimento. Pense nisso!

4. Quer encontrar um nicho no qual a concorrência seja mais leal

No mundo físico, um concorrente pode ter um produto ou serviço mediano, talvez até ruim, mas sair na sua frente por ter uma loja bem localizada em um ponto privilegiado da cidade, como um shopping ou uma grande avenida, por exemplo.

Na internet, a mesma lógica não se aplica tão facilmente. Mesmo com muito dinheiro, se o seu concorrente não tiver uma estratégia de marketing digital bem acertada nem conhecer realmente o público que quer atender, haverão poucas chances de conquistar espaço como e-commerce.

Por isso, se você se preparar, poderá ter sucesso de acordo com a qualidade daquilo que oferece. Até porque se a sua promessa de bons produtos ou serviços ficar apenas no discurso, os próprios usuários de internet poderão desacreditar. Dessa maneira, o meio online se torna um nicho no qual a concorrência é muito mais leal.

5. Busca ter maior liberdade na gestão do seu empreendimento

O chamado nomadismo digital — quando as pessoas não querem mais ter a vida presa por conta de uma relação de trabalho atrelada a um espaço físico — faz com que o e-commerce seja uma excelente opção para quem busca ter maior liberdade na gestão de seu empreendimento.

Mesmo que você não pense em mudar de país ou cidade, considere que poderá fazer os próprios horários e trabalhar de onde quiser. Não será o fato de quantas horas você se dedica e nem onde você está, mas sim a qualidade do que você entrega. Não é à toa que o modelo tradicional de trabalho vem sendo questionado e caindo por terra a cada dia que passa. Por meio de uma loja virtual você conseguirá experimentar isso na prática.

Para se sair bem nesse contexto, aproveite que o meio online oferece dados precisos sobre o público com o qual você está interessado em trabalhar, seja ele qual for. Ferramentas como o Google Analytics, com sua grande capacidade de detalhamento sobre o usuário, é apenas uma das várias opções disponíveis hoje.

Após entender qual o seu público, se valha dessas mesmas ferramentas de análise e métricas para direcionar seus anúncios para as pessoas realmente interessadas. Essa é justamente uma das principais diferenças entre propagandear o seu produto como e-commerce e seguir o modelo interpelativo das mídias tradicionais.

Fora isso, entram aí questões de planejamento de vendas e marketing, como você ter a certeza de que pode entregar o que promete e pensar na divulgação da sua marca e seus produtos a curto, médio e longo prazo. Só assim despertará a confiança do consumidor no ambiente digital e verá o seu negócio crescer de fato.

Se gostou de conhecer 5 sinais de que sua empresa precisar investir nas vendas pela internet, aproveite para ler agora mesmo nosso e-book 10 coisas que você precisa saber antes de abrir a sua loja virtual.

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