Aprenda a superar os 10 maiores medos de vender online

Aprenda a superar os 10 maiores medos de vender online
7 min. de leitura

Começar a fazer vendas na internet não é um processo fácil. Muitos lojistas que decidem iniciar suas vendas online costumam relatar meses de dificuldades e dor de cabeça quando tentam iniciar um empreendimento eletrônico sozinhos. Tais relatos costumam fomentar os medos de iniciar uma loja virtual, frequentes em muitos empreendedores.

No entanto, mesmo que os medos de vender online possam surgir por vários motivos, eles também podem ser enfrentados. Por isso, fomos atrás dos principais receios dos empreendedores e buscamos solucioná-los com o próprio e-commerce.

Os principais medos dos lojistas sobre vender online

“Minha loja não é de cidade grande”

Muitos lojistas do interior de seus estados, ou das zonas não metropolitanas, possuem receio da impressão que passam ao público por não pertencerem aos grandes centros.

No entanto, isso é um mito, uma vez que boa parte das lojas virtuais são originárias de cidades fora das metrópoles. E para iniciar um e-commerce, não existem fronteiras e muito menos distinção de município. 

Sem contar que, em cidades menores, é mais fácil destacar-se e tornar-se referência entre o público local. Então, acredite, estar fora dos grandes centros não é motivo de medo, e sim mais uma chance de crescimento!

Cidade pequeno é um dos medos de vender online

“Eu não entendo nada de Internet”

Quem tem uma loja física, pode estar à frente dela há muito tempo. Muitas vezes, tempo suficiente para ter iniciado o empreendimento antes mesmo do advento da internet. E como alguns acreditam que “em time que ganha, não se mexe”, alguns creem que é melhor nem mexer nesse “bicho de sete cabeças” que é o mundo digital.

Mas, especialmente depois da crise de 2020, vimos que é insustentável um negócio se manter totalmente fora da internet. Os empreendimentos que prosperaram em meio à pandemia e quarentena conseguiram isso por serem flexíveis e atuarem, mesmo que de forma simples, com redes sociais ou uma loja virtual de fato.

Estamos acostumados a empreendedores com noções básicas de internet, afinal, ninguém precisa ser um expert em tecnologia/programação para ter um e-commerce. Aqui na Climba trabalhamos com eles de forma atenciosa e instrutiva, ou seja, o que poderia ser um processo sofrido e doloroso de adaptação torna-se uma evolução pessoal e profissional

Dessa forma, todas as etapas da construção da imagem virtual do empreendimento, que antes era apenas físico, fica mais claro e fácil de compreender para quem antes tinha até medo da internet.

“Não sei como montar um e-commerce”

Muitos acreditam que construir uma loja virtual é fácil. Alguns confiam nos sites que disponibilizam ferramentas gratuitas e rápidas para isso. Mas cuidar de um e-commerce vai além disso, o que causa a preocupação dos empreendedores novos no comércio eletrônico.

  • Escolher um layout que seja voltado para o público-alvo;
  • Configurar as integrações com sistema de estoque, logística de entrega e métodos seguros de pagamento, tudo para tornar a experiência do cliente satisfatória e dinâmica;
  • Fazer cadastros completos dos produtos, com textos inteligentes, fotos e vídeos;
  • Permitir que os produtos estejam presentes em marketplaces, Instagram Shopping e Google Shopping.

Tudo isso é realmente motivo para causar medo em quem não tem costume com e-commerce. Fazer sozinho todas essas etapas, e muitas outras, é procurar uma dor de cabeça sem fim.

Mas procurando uma empresa séria e dedicada no ramo de vendas online, com mais de 10 anos de experiência em construção de lojas virtuais, é ter a certeza de que essa lista toda será cumprida. E até mesmo nas etapas em que você terá que pôr a mão na massa, não terá motivos para se preocupar, pois a Climba fica ao lado dos clientes em todos os processos, com atendimento disponível e profissionais dedicados ao seu sucesso. Nós instruímos, ajudamos e configuramos a loja virtual do cliente, para que esse medo desapareça e fique apenas a satisfação em investir em e-commerce.

Dificuldades na hora de configurar a loja virtual é um dos medos de vender online

“Já tenho muita concorrência online em meu segmento”

Grande parte dos nichos já possui uma grande loja de referência no e-commerce. Basta você pensar em lojas de departamento, de roupas, de artigos esportivos, de pet… Independente do segmento, certamente consegue imaginar a concorrência que tem online.

Mas onde alguns enxergam medo, nós vemos oportunidades. Por maiores que sejam as empresas que farão concorrência, nenhuma delas é perfeita. Você, que vai iniciar agora, sabe quais são as dificuldades e dores que o público sente em relação à experiência de comprar com os concorrentes. É sua chance de resolver isso e fazer melhor.

Quando você tem um negócio com a Climba, você conta com uma equipe dedicada em avaliar as melhores oportunidades para seu negócio se destacar, seja qual for o seu segmento. Disponibilizamos os recursos necessários para você se diferenciar e conseguir aplicar as estratégias que vão colocar seu negócio em evidência para um público certeiro.

“Tenho medo de não conseguir clientes para minha loja virtual”

O insucesso é um dos medos mais frequentes em todo tipo de empreendimento. Em lojas virtuais não seria diferente. Afinal, o e-commerce está sim em total crescimento, mas isso não significa que seu negócio será um sucesso apenas por isso.

Diversos fatores justificam o sucesso das lojas dentro do comércio eletrônico:

  • Páginas de fácil navegação, com layout responsivo e agradável em qualquer plataforma;
  • Produtos com descrições completas e explicativas;
  • Etapas de compra sem complicações para o cliente;
  • Atendimento de alta qualidade e capacitado para ajudar de verdade o consumidor;
  • Preços e prazos de entrega atraentes;
  • Marketing bem feito, dentro e fora da loja virtual.

Nenhuma loja virtual prospera apenas por estar no online, e sim, por agregar o máximo de qualidades possíveis dessa lista. E com a Climba, garantimos que nosso cliente tenha condições de trabalhar com tudo isso.

Porém, por mais que nossos profissionais capacitem os clientes, deem condições para que diversas configurações sejam feitas e aplicadas, e até realizem boa parte delas, o fator fundamental é sempre o próprio empreendedor. Afinal, um negócio não pode ser tocado sozinho.

Então, para os clientes chegarem em sua loja virtual, não tem mistérios e nem é preciso ter medo. O que é necessário é ter determinação e foco nas estratégias para atrair os clientes para o seu e-commerce. Não tem solução melhor para esse tipo de receio.

Ebook Planejamento Estratégico

“E se eu não conseguir recuperar o investimento no e-commerce?”

Esse é um dos medos que andam lado a lado com o questionamento relacionado aos clientes. Principalmente se tratando de dinheiro, é compreensível que exista esse temor, que ocorre em qualquer tipo de investimento.

É importante frisar, no entanto, que por mais que o e-commerce esteja em seu melhor momento, não existem garantias. Tudo depende do esforço do empreendedor e das ferramentas utilizadas.

A Climba fornece uma consultoria que transforma a realidade dos negócios e uma plataforma de e-commerce que entrega os recursos necessários para o sucesso. Mas a chave principal é o empreendedor fazer seu investimento valer a pena.

É possível fazer tudo sozinho, porém, sem o apoio de especialistas ao lado. Dessa forma, a probabilidade de ter êxito no e-commerce é ainda menor, e com a única garantia de gastar ainda mais energia, tempo, e até mesmo dinheiro aplicado de forma errada.

Para extrair os verdadeiros benefícios de vender online, é preciso abandonar os medos da cabeça, para ter espaço para as metas e a persistência. O retorno financeiro é uma consequência de quem acredita no potencial de seu negócio na internet.

“Sinto insegurança quanto aos meios de pagamento online”

Até os anos 2010, era frequente ouvirmos falar de fraudes nas compras online. Essas ações criminosas ocorriam tanto para prejudicar lojistas quanto consumidores. Tudo isso fomentou esse medo que existe até hoje em muitos empreendedores.

No entanto, com o avançar da tecnologia e segurança digital, surgiram novos métodos de evitar que alguma parte seja lesada em vendas online. Ou seja, para os clientes, é mais fácil identificar uma loja confiável; para os comerciantes, é mais fácil evitar compras fraudulentas.

Estamos sempre atentos com atualizações no quesito de segurança na internet e levamos sempre as melhores soluções para nossos clientes.

Hoje, disponibilizamos recursos como o Let’s Encrypt e o Google Safe Browser, para assegurar aos visitantes que a loja do cliente é segura e que nenhuma informação será retida sem autorização. 

Além disso, integramos o e-commerce com sistemas de gestão de risco para minimizar o risco de fraudes, como a ClearSale e oFControl. Tudo isso com aplicativos de fácil uso dentro da administração do site e com apoio de nossa equipe para deixá-lo pronto para sua loja virtual.

Por fim, ainda permitimos a integração de seu negócio com o meio de pagamento que melhor se encaixa em suas estratégias de vendas. Dessa forma, o cliente de seu e-commerce fica confortável para fazer um pagamento totalmente seguro, e você fica protegido de tentativas de fraude, trabalhando apenas com compras de verdade.

Insegurança com os métodos de pagamento geram medos de vender online

“Não tenho confiança nas transportadoras”

Uma das maiores dores de web lojistas é justamente lidar com a parte de logística de transporte. No entanto, ao mesmo passo que o risco de fraude foi reduzido com o amadurecimento do e-commerce, os problemas com as entregas também.

Se antes era comum tratarmos de semanas ou até meses para fazer uma entrega, ainda com grandes chances de atraso, hoje vimos esse cenário melhorar muito. As transportadoras, de forma geral, aperfeiçoaram seus serviços, inclusive as taxas de frete.

E a Climba ainda entrega uma ferramenta de integração do e-commerce com diversas transportadoras. Seja qual for sua estratégia de envio, é só escolher e integrar com seu e-commerce.

Dessa forma, o consumidor tem liberdade para optar pela melhor opção para o envio de sua compra, seja pelo prazo de entrega mais conveniente ou o preço mais convidativo. Isso aumenta a taxa de conversão e reduz o índice de carrinhos abandonados após a checagem de frete.

“Não sei como gerenciar o estoque de minha loja física com e-commerce ao mesmo tempo”

Esse é um medo recorrente para quem ainda não faz uma gestão de estoque através de sistemas ERP. Controlar a entrada e saída de produtos por sistemas offline, planilhas ou até mesmo caderninho, certamente é um risco de confusão.

Migrando sua gestão de estoque para um sistema moderno, fica fácil automatizar diversos processos, inclusive otimizando seu tempo e reduzindo seu gasto de energia em cima dessa função.

Leia mais: Saiba como controlar o estoque de seu e-commerce.

A Climba se destaca por constantemente aumentar a lista de sistemas de gestão – ERP que podem ser integrados aos e-commerces que estão em nossa plataforma e pode ser integrado com qualquer sistema ERP. E o cliente ainda conta com todo o suporte e ação de nossa equipe para que a integração seja realizada de forma efetiva.

Isso significa que o usuário pode ter um só sistema para gerenciar todo o seu estoque, com controle e fácil visualização do que está sendo vendido em sua loja virtual, e ainda monitorar o que sai em sua loja física. O estoque no e-commerce é atualizado de forma automática, sem precisar de atualização manual. Dessa forma, não restam motivos para temer problemas com gestão de produtos.

Sistemas Gestão de Estoque

“E se eu crescer além da conta, como vou controlar?”

Sim, entendemos que crescimento é algo que pode assustar, ainda mais quando os planos são para um pequeno negócio. Mas, quando você investe em e-commerce e engaja de verdade a sua energia, é bom estar preparado para o crescimento.

Isso não é um problema para nossos lojistas, uma vez que apoiamos e orientamos cada degrau escalado pelo empreendimento. Nosso serviço vai além de entregar um e-commerce completo e funcional, mas também na condução do negócio online, sempre mirando o sucesso.

Um cliente Climba está amparado durante toda a caminhada dele, e mesmo quando parecer que o negócio está grande demais, teremos um plano de soluções para controlar isso e aproveitar o sucesso ao máximo.

Venda online sem medos

Definitivamente, ficou comprovado que existem resoluções para todos os medos de vender online. Seu sonho de fazer vendas pela internet não precisa de mais barreiras e nem esperar.

Com a Climba, você espanta todos os fantasmas do e-commerce e consegue, enfim, alcançar o sucesso sem medos.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>