O que é Copywriting? Descubra como vender mais usando textos persuasivos e encantar o consumidor #1

O que é Copywriting? Descubra como vender mais usando textos persuasivos e encantar o consumidor #1
4 min. de leitura

Escrever textos persuasivos, que engajem o leitor, apresente o produto e solucione dúvidas, ainda é um privilégio de poucos. Quer vender mais usando textos persuasivos e encantar o consumidor? Conheça o Copywriting. Parte #1

Olá tudo bem?

Se você por acaso já leu nosso artigo sobre 12 dicas para fazer descrições de produtos perfeitas, ou o artigo de gatilhos mentais, é muito provável que você encontre familiaridade com alguns termos descritos neste artigo. Caso não tenha lido, sugerimos que dê uma olhadinha, eles estão diretamente relacionados, e vão complementar o seu conhecimento.

Hoje falaremos sobre Copywriting, que em geral é uma técnica para produzir textos mais persuasivos, parece familiar?
O termo é muito parecido com copyright (direitos autorais), tanto em escrita, quanto em pronúncia, porém são duas coisas totalmente distintas, portanto devemos atentar para não confundí-los.

Idealize Tecnologia - Você gostaria de vender mais usando textos persuasivos Conheça o Copywriting - Parte 1 (2)

O que é Copywriting?

A palavra não possui uma tradução literal, isso mesmo, se você tentar traduzi-la, não encontrará um significado específico que se encaixe em seu real significado. Ficou confuso? Deixe-me simplificar:

Copywriting é uma técnica utilizada para a produção de textos persuasivos. O principal objetivo dessa técnica é engajar o leitor, fazendo com que ele tenha interesse em adquirir um determinado produto ou serviço.

Qualquer pessoa pode escrever uma Copy?

Na realidade, uma Copy, como chamamos o texto, é um pouco mais complexo do que estamos acostumados a encontrar. Pense em um texto que venda algum produto, parece meio chato, certo? Nesse caso o profissional responsável (o Copywriter), precisa criar um texto que venda o produto, que seja interessante ao leitor e que vá solucionando as dúvidas, antes mesmo de elas surgirem.

Bom, óbvio que não é fácil escrever uma Copy de qualidade, e é muito provável que você também não consiga na primeira tentativa. No entanto, você já pode começar a exercitar essa técnica, existem alguns pontos que você precisa se atentar, antes de começar a produzir os textos persuasivos que farão você vender mais.

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Entenda o seu produto/serviço:

O primeiro passo e um dos mais importantes é entender aquilo que você está vendendo, ou seja, conhecer muito sobre o seu produto/serviço. Você precisa ser tratado como autoridade no assunto e também capaz de apontar:

– Qual é o principal benefício daquilo que você quer vender?
– Como seu produto ou serviço vai ajudar as pessoas?
– Em que ele se diferencia da concorrência?
– Quais são as principais funcionalidades/características e os benefícios de cada uma delas?

Entendendo o Seu Consumidor

Entender o consumidor é o segundo passo da sua jornada rumo a Copy perfeita. É hora de identificar quem possivelmente compraria o seu produto, do que essas pessoas gostam, quais são os seus sonhos, seus medos, suas metas e juntando tudo isso você começa a definir o perfil dos seus consumidores, para isso você pode começar considerando alguns pontos:

– Você já está no mercado? Quem atualmente compra o seu produto/serviço?
– Quem gostaria de comprar?
– Com base no perfil que você identificou anteriormente, quais são as características que essas pessoas mais gostam no seu produto?
– O que eles esperam (quais as expectativas) ao adquirir um de seus produtos?

Ok, muito bom, identificamos o perfil e também algumas características de consumo destas pessoas, no entanto, isso pode não ser o suficiente ou podem surgir outras dúvidas para seguimentar ainda mais e direcionar com perfeição suas vendas. Nesse caso o ideal é que você faça pesquisas para entender melhor seus possíveis clientes.

Idealize Tecnologia - Você gostaria de vender mais usando textos persuasivos Conheça o Copywriting - Parte 1 (1)

Realize uma pesquisa com seus clientes

Realizar uma pesquisa com seus clientes pode parecer difícil, ainda mais quando seu público não está geograficamente perto de você, porém hoje em dia na internet, existem diversas ferramentas gratuitas (existem pagas também) que vão te auxiliar neste processo, como o SurveyMonkey, Wufoo e o Google Forms. Existem outras também, nesse caso utilize a que você preferir.

Uma boa pesquisa consegue identificar o perfil do seu consumidor, as dúvidas que ele teve antes de comprar, como ele enxerga o seu produto, a relação de preço x valor, enfim, ajuda a identificar o motivo pelo qual ele comprou ou não o que você estava vendendo. Dessa forma você pode começar a replicar as condições de compra a fim de melhorar seus resultados.

Como estruturar uma pesquisa simples?

A estrutura de um formulário simples, é bem fácil de fazer, você pode começar por exemplo falando sobre quem é você e porque está fazendo a pesquisa, ou seja, “quebrando o gelo”.
Além disso, deixe claro a média de tempo que levará para responder o questionário, por exemplo:

– Garanto que a pesquisa é rápida, não levará mais do que 15 minutos para respondê-la.

Dessa forma você evita uma das objeções (que falaremos mais adiante) que são desculpas para não fazê-lo. “Eu não tenho tempo” ou “Irá demorar demais para responder tudo”.

Após sua apresentação, direcione suas perguntas ao que você realmente precisa saber, não utilize perguntas prontas, pegas na internet, pois elas não te auxiliarão neste processo. Use-as apenas como referência.

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Sugestões para você utilizar como referência:

– Com o que você trabalha?
– Qual o seu cargo?
– Trabalha para alguma empresa? Qual?
– Como você descreveria nosso produto para um amigo ou colega?
– Quais dúvidas você teve antes de comprar? (Ou seja, o que quase o impediu de realizar a compra?)
– O que finalmente o convenceu de comprar nosso produto?
– Quais características foram mais importantes para você decidir entre comprar ou não o nosso produto?
– O que você espera realizar ou atingir ao utilizar nosso produto?

Por fim, ofereça algum benefício para estimular a pessoa a participar da sua pesquisa, você pode sortear algum prêmio entre as pessoas que responderam, ou pensar em um código de desconto (7%, 10%, 20%) para a próxima compra, enfim, o importante é que a troca tenha valor para os dois lados.

Observação: Não esqueça de mencionar na pesquisa, que aqueles que participarem irão receber o prêmio escolhido por você.

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Caso tenha comentários interessantes, ou simplesmente gostou do artigo e gostaria de dizer um olá, entre em contato com a gente, clicando aqui. Quem sabe suas ideias não aparecem aqui na próxima postagem?

Gostou? Veja a parte #2

Referências: Maria Spinola, Mentalidade Empreendedora, Agencia Mestre, Copy Blogger

Comments ( 4 )

  1. Emerson
    Muito bom seu artigo e não conhecia nada sobre Copywriting, comecei a formalizar através do seu blog e começarei buscar sobre o assunto e vi que só tenha a ganhar.
  2. jimi azevedo
    A copy é mais importante que o produto em si (ao menos pra vender).
  3. Klaus
    Copyright é um dos grandes segredos de vendas recorrentes na internet usando marketing digital, principalmente.
  4. Aline Regina
    Olá! Tudo bem? Parabéns pelo seu conteúdo. Ele prendeu minha atenção até o final. Obrigada pelas dicas. Irei dar mais atenção aos meus conteúdos. Abraço!

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