E-commerce no Brasil: Números importantes que você deveria conhecer!

E-commerce no Brasil: Números importantes que você deveria conhecer!
3 min. de leitura

A Webshoppers/E-bit e Neotrust liberaram os dados sobre as estatísticas do e-commerce no Brasil, que mantém crescimento após a pandemia do Covid-19.

Que o e-commerce teve um salto no primeiro ano de pandemia não é novidade para ninguém, mas além de ouvirmos que essa modalidade de comércio está em constante crescimento, dificilmente alguém apresenta números que realmente mostram o cenário atual.

Partindo disso, reunimos os principais dados fornecidos pela E-bit/WebShoppers e Neotrust sobre o comércio eletrônico em 2021.

Nesses relatórios são analisadas as evoluções do e-commerce, as tendências, estimativas, as mudanças de comportamento e também as preferências dos e-consumidores, ilustrando qual a direção que o mercado atual está seguindo e auxiliando os comerciantes nas definições das estratégias para este mercado. Abaixo você irá encontrar alguns dos dados mais relevantes, coletados no 45º relatório da WebShoppers e da 7ª edição do relatório da Neotrust:

Comparativo de Dados

Mesmo com o recuo da pandemia, o comércio eletrônico em 2021 continuou em crescimento e esses números representam hoje um acúmulo de +27% no valor do faturamento do setor em comparação ao ano anterior! Além disso, outros números também chamaram atenção como os mais de 87,7 milhões de consumidores online e o aumento do valor no ticket médio de R$ 423,00 para R$ 443,00.

Faturamento e Previsão

Como ilustrado na imagem abaixo, o faturamento do comércio eletrônico manteve o crescimento, mesmo com a liberação do comércio físico, arrecadando 161 bilhões de reais no ano de 2021. Além disso, o cenário para 2022 também se mantém positivo, prevendo um novo aumento para 174 bilhões de reais, segundo relatório da Neotrust.

Vale lembrar que a atual situação econômica do país não está colaborando em nada para o comércio em geral, mas mesmo diante desse quadro, o E-commerce segue com aumentos expressivos.

Dados Mobile

No que diz respeito as métricas dos dispositivos mobile (tablets e smartphones) o cenário só enfatiza uma realidade bem conhecida: a “era” do mobile é agora, e esse mercado cresce assustadoramente! E não é para menos, basta imaginar que as novas gerações fazem o seu primeiro contato com a internet, através de dispositivos móveis, grande parte por serem muito mais baratos do que computadores e notebooks, além de oferecerem conforto, podendo estar conectado de qualquer local.

A imagem abaixo deixa claro essa relação, sendo que 59% (239,6 milhões) das vendas online acontecem via esses dispositivos. Além disso, o ticket médio das vendas por dispositivo mobile também aumentou de R$ 377,00 para R$ 398,00.

Fonte: 45ª Edição Webshopper

Perfil do Consumidor

O perfil dos consumidores também vem se moldando ao longo dos anos, e em 2021 vimos que a hegemonia de compra continua com o sexo feminino com 58,1%, embora o público masculino seja menor, eles costumam comprar produtos com valores mais alto, tendo um ticket médio de R$ 538,20, enquanto o público feminino possui um ticket médio de R$ 382,80. Segundo o relatório da Neotrust, no ano passado a idade média dos consumidores era de 37 anos.

Vendas por Região

Na imagem abaixo, os dados correspondem ao percentual de distribuição de vendas por cada região do Brasil, mantendo a região Sudeste como principal, seguida por região Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

Embora a região Norte seja a que tenha menor volume de consumidores foi a região que mais cresceu em 2021, um aumento de 31%.

Fonte: 7ª Edição Relatório Neotrust

Frete Grátis

Como consumidor, sabemos que o valor do frete importa muito na hora de decidir se vamos ou não levar determinado produto, reflexo disso é que, segundo a Neotrust, em 2021, 53% dos pedidos feitos no e-commerce tinham frete grátis e o valor médio do frete caiu para R$ 18,15, uma queda de 15,5%.

Enfim, os dados apresentados aqui foram todos coletados da 45º edição da Webshoppers/e-bit e da 7ª edição da Neotrust, correspondentes ao ano de 2021 e anteriores. Ainda não estão disponíveis os dados do ano de 2022, mas assim que for lançado voltaremos com novidades!

Se quiser receber essas e outras novidades, não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui.

Comment ( 1 )

  1. Loja Virtual: Quais as principais vantagens - Arujá OnLine
    […] vender na internet é rentável, já não se discute mais, vendo que os números só crescem no Brasil e no Mundo. Mas você sabe quais são as principais vantagens de se ter um e-commerce?Pode-se dizer que a […]

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>