A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC – The Developer’s Conference, edição Florianópolis 2016

A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC – The Developer’s Conference, edição Florianópolis 2016
4 min. de leitura

A Idealize Tecnologia foi até o TDC – The Developer’s Conference, edição Florianópolis 2016, conhecer as novidades e notícias sobre o mundo dos desenvolvedores. Confira abaixo tudo o que rolou no evento!

Aconteceu nos dias 11 a 14 de maio em Florianópolis, Santa Catarina, o TDC – The Developer’s Conference 2016. O TDC é um evento que reúne as principais comunidades de TI do Brasil, sendo organizado em trilhas temáticas que abordam assuntos específicos como Internet das Coisas, Cloud Computing, BigData, Java, .NET, Mobile, Testes, Arquitetura, DevOps e mais de 40 temas diferentes.

Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (27)As trilhas, como são conhecidas as as salas com cada tema do evento, são organizadas por especialistas em cada área de atuação, oferecendo o que há de melhor no mercado aos participantes, que em sua maioria, correspondem a profissionais com experiência e já no mercado de trabalho.

Trilha Agile

Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (26)A primeira trilha acompanhada pela Idealize Tecnologia foi a “Agile”, que logo na parte da manhã trouxe Annelise Grip e Matheus Braun Magrin, falando sobre o trabalho de um Agile Coach e como a permacultura (projeto para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza) pode contribuir com essa metodologia.

Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (25)Dando sequência, Guilherme Flores da Cunha da Motta e Rafael Zulin trouxeram uma discussão sobre como facilitar as concepções de produtos de TI, de forma mais colaborativa e também as estruturas de três níveis para o desenvolvimento de software, como uma forma de facilitar o entendimento dos envolvidos e definir claramente as fronteiras entre comercial, financeiro, processos e técnico.

Para fechar a primeira parte da trilha, Luiz Augusto Garcia Tomazzeli falou sobre fluxos e estratégias para gerenciar a melhoria contínua dos processos/serviços utilizando a cultura Agile. O gerenciamento se baseia em um ciclo de rápidas ações, sendo:

  1. Olhar a situação;
  2. Criar emoção;
  3. Dar respostas simples;
  4. Medir e repetir.

Já na parte da tarde, Priscila Soares Elpo e Marina Bellenzier, trouxeram discussões sobre Scrum (metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, executada em ciclos), desde a relação da produtividade nas equipes, até 10 lições para a implantação desta metodologia.Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (24)Dando sequência, Rafael Nascimento, discute sobre algumas informações relevantes sobre o tema da trilha, identificando se após 15 anos da sua criação, a metodologia ágil está presente na TI Brasileira. Além disso Marcos Santos levanta um ponto interessante, ao questionar se Agile sem indicadores globais pode funcionar, e apresenta um antes e depois de uma medição feita em cima de clientes, bugs e capacidade produtiva da empresa.

Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (23)

Ainda na parte da tarde, Bárbara Cabral e Bruno Tanoue, salientam a importância de manter um controle rígido no Scrum, deixando o Agile Tester como o responsável por antever os defeitos que possivelmente poderiam ser encontrados pelo usuário. Para reforçar o assunto, Andrei Tognolo fala sobre as fronteiras entre o lean e gambiarra, e algumas formas de prevenir os riscos que uma abordagem “vernacular” pode trazer.

Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (22)Para fechar a trilha Agile, Frederico Oliveira e Mauricio Andreazza Sganderla, trazem dois cases, o primeiro sobre gerenciamento da dívida técnica (que não realiza a implementação com requisitos de qualidade conhecidos) nos projetos de software que utilizam scrum, e o segundo sobre a utilização da metodologia Agile na política, para a cidade de Canoas no Rio Grande do Sul, onde diversas dificuldades como, levantamento de requisitos, gestão do processo, qualidade técnica baixa, dificuldades de entrega, entre outras, foram resolvidas/melhoradas com a nova prática.

Trilha Testes

Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (21)

A segunda trilha acompanhada pela Idealize Tecnologia, foi a trilha de testes, que trouxe os assuntos com maior destaque em questão de Teste e Qualidade de Software.

Já na primeira parte da manhã, Kamilla Queiróz convida os participantes para saírem da sua zona de conforto em direção ao comprometimento com a qualidade, criando ambientes de quebra de paradigmas e tornando-se responsável por fazer sua equipe trabalhar junto com você nessa nova etapa.

Ebook O que faz um profissional de marketing

Seguindo Kamilla, Gustavo Moreira da Fonseca questiona se os participantes já pensaram em fazer testes no conforto de sua casa, compartilhando vivências sobre como é trabalhar remotamente, os benefícios, desvantagens e toda sua bagagem com esta experiência.

Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (20)

Para fechar a primeira metade da trilha, Maiana Alebrant Momm e Thiago Machado Cordeiro, apresentam testes que devem ser feitos em mobile, no intuito de aumentar a qualidade dos aplicativos. Além disso, exemplificam que é possível cobrir um número excelente de testes sem a necessidade de possuir diversos dispositivos mobile.

Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (19)

Na parte da tarde, Leandro Antunes Ugioni e Ramon de Pieri Saraiva, trouxeram o tema “Testes de Regressão Visual com Sentinela API + WebDriver”, que é basicamente um framework bem funcional, para a comparação de elementos em uma tela, ou seja, o framework identifica automaticamente se algum elemento está faltando, ou está fora de lugar, avisando o desenvolvedor de que algo não está correto.

Ainda na parte da tarde, os participantes puderam prestigiar diversas outras funcionalidades e formas de realizarem testes. Entre os principais benefícios, os testes visam melhorar a qualidade do sistema de forma evolutiva, garantindo que o processo de implementação seja seguro e que evite gastos consideráveis para a empresa.

Além disso, os palestrantes compartilharam suas experiências práticas no combate aos principais problemas de testes de UI – Interface do usuário, como lentidão, fragilidade e dificuldade de manutenção, demonstrando como utilizar testes que forneçam um retorno rápido para a equipe e que não causem falsos-negativos.

Concluindo

O evento foi um grande agregador para a equipe da Idealize, ainda mais nesta nova etapa do mercado, onde tudo está se reinventando de forma assustadoramente rápida. Foi possível confirmar que a preocupação com testes é primordial para manter sistemas, sites e lojas seguros e evitar gastos gigantes no futuro. Além disso, também ficou claro, que novas metodologias estão surgindo, no intuito de agilizar e automatizar processos, reduzindo o tempo de resposta, e consequentemente aumentando os lucros.

Como sempre, nossos clientes podem esperar que todas essas informações, serão de alguma forma, repassadas por meio do nosso trabalho. Se você quiser saber mais sobre o que vimos no evento, não deixe de entrar em contato! Ficaremos felizes em compartilhar conhecimento.Idealize Tecnologia - A Idealize Tecnologia esteve presente no TDC - The Developer's Conference, edição Florianópolis 2016 (18)

Referências: The Developer’s Conference

Mais fotos do evento:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>