Lifetime Value: O que é e como aumentar no meu e-commerce?

Lifetime Value: O que é e como aumentar no meu e-commerce?
4 min. de leitura

Você sabe o valor do seu cliente? Ou nunca parou para pensar que cada cliente possui um valor individual? Inclusive, seus clientes possuem mais do que apenas uma taxa ou índice, e é possível fazer muitas projeções e cálculos com base nessa ideia. É sobre isso, e mais um pouco, que se trata o Lifetime Value.

O que é Lifetime Value

Lifetime Value é o “valor vitalício” de cada cliente, ou seja, o lucro líquido desse cliente dentro de uma empresa. Isso significa, em outras palavras, que Lifetime Value é uma medida de cálculo na qual é possível observar o quanto dinheiro um cliente renderá à empresa durante o período que adquirirá seus produtos e serviços. É utilizada uma média que utiliza indicadores como tempo de permanência do cliente e valor gasto por ele em serviços e produtos.

Descobrindo o LTV de seu e-commerce

Qual a importância do LTV

O LTV é um indicador extremamente importante para auferir a saúde do seu negócio. Afinal, sem uma previsão de tempo de permanência de clientes e receita média gasta por eles, não há como…

  • Organizar orçamento com um teto de gatos que impeça perdas a longo prazo; 
  • Saber o quanto de receita esperar nos meses conseguintes;
  • Encontrar as falhas que culminam em desistência dos clientes;
  • Melhorar aquisição e retenção de clientes com a identificação de oportunidades perdidas ou mal aproveitadas.

O LTV fornece informações essenciais para completar o panorama de sua empresa. Acompanhado de outras métricas importantíssimas como a taxa de abandono e o custo de aquisição de cliente, revela a situação real do seu negócio, o que está funcionando e o que precisa ser trabalhado. 

Dessa forma é possível ter todos os detalhes necessários para tomar decisões de gestão e marketing certeiras para o seu negócio.

Como calcular Lifetime Value

Calcula-se o LTV de um cliente facilmente usando uma fórmula relativamente simples. Tudo que você precisa é:

  • Valor de ticket médio do cliente
  • Média de compras por cliente a cada ano
  • Média de tempo de relacionamento do cliente 

Com esses indicadores em mãos, o cálculo de LTV é feito da seguinte maneira:

LTV = (ticket médio do cliente x média de compras por cliente por ano) x média de tempo de relacionamento

Ressalta-se que, caso o tempo de permanência seja abaixo de um ano, deve-se multiplicar o ticket médio pelo número total de compras desse cliente. 

O resultado dessa operação será o valor que reflete o valor total que um cliente investiu em sua empresa. Fácil, não é?

Calculando o Lifetime Value dos clientes

Como aumentar o Lifetime Value de seus clientes

Não há nenhum truque mágico para manter clientes. A conquista da permanência desses vem por meio de estratégias e práticas eficientes que são praticamente garantia de sucesso, sendo elas: 

Marketing de conteúdo

Investir em marketing de conteúdo pode ser o diferencial que faltava para atrair e manter clientes junto ao seu negócio. Isso é independentemente de setor e tamanho do mercado no qual sua empresa atua. 

A criação de bom conteúdo, entretanto, envolve estratégias como a criação de blogs e a adequação da redação às técnicas de SEO para que seu conteúdo se destaque no mar de resultados das pesquisas online.

Assim sendo, um bom planejamento, mensuração de resultados e constante atualização são fundamentais na criação de conteúdos orgânicos que alinham seu negócio e seu público.

Criação de Conteúdo ajuda LTV Lifetime Value

Foque na fidelização

A fidelização de clientes é a linha que deve costurar toda a empresa unida, perpassando cada setor e cada funcionário igualmente para uni-los em esforço contínuo. 

Um cliente que sabe que é a prioridade, o percebe pois vê a dedicação e o esmero em cada parte do processo no qual se envolve ao adquirir um serviço ou produto. Dessa forma, evita-se o aumento da taxa de abandono. 

Afinal, qualidade de atendimento e relacionamento é tão importante quanto a oferta de um serviço ou produto de excelência, ou a promessa de preços acessíveis. Cliente que se sente contemplado e atendido é cliente satisfeito, que certamente retornará, ciente de seu valor e importância, além do retorno financeiro. 

Fidelização de clientes ajuda LTV Lifetime Value

Atenção ao sucesso do cliente

Cliente que atinge os resultados que desejava ao adquirir um serviço ou produto sabe que seu investimento está no lugar certo. É importante lembrar, entretanto, que esses resultados nem sempre coincidem com o que você visualizou para o cliente ou acha que ele precisa: essa meta e decisão são totalmente dele. Cabe a você adequar estratégias e caminhos para ajudá-lo a chegar onde ele deseja.

Receber o valor que a venda promete, fazer a previsão de empecilhos para evitá-los antes que ocorram: todo o cuidado é imprescindível para que seu cliente obtenha o sucesso que esperava. A atenção aos resultados e ao trajeto para chegar lá é fundamental

Customer Success ajuda LTV Lifetime Value

Mantenha-se atualizado 

O mundo digital está em constante transformação, mudanças que espelham na realidade física em diversos âmbitos sociais. Acompanhar essas mudanças garante não apenas que você e seu cliente não fiquem para trás, mas também que as sementes que serão colhidas no futuro sejam semeadas na hora certa. 

Fazer frente e assumir riscos investindo em inovação e soluções tecnológicas pode ser assustador, mas é componente crucial para ampliar e melhorar a experiência do cliente. Assim sendo, a relação fica pronta para as mudanças naturais no ramo e no mercado, tudo isso de forma a solidificá-la e manter seu cliente satisfeito e investindo em você.

Ficar sempre atualizado ajuda LTV Lifetime Value

Com essas estratégias e soluções, é possível ter um panorama amplo com vistas aos pormenores dos processos da sua empresa, a fim de oferecer a melhor experiência possível ao seu cliente e garantir sua permanência

LTV, portanto, não é apenas mais um indicador da saúde da sua empresa, mas também uma janela para o futuro. É importante acompanhar sempre esse indicador para otimizar seus resultados de forma inteligente e eficiente, e, assim, continuar crescendo e indo além. É uma estratégia de sucesso para você e para o seu cliente para garantir crescimento e evolução contínuas e salutares para o seu negócio.

E com a Climba em seu e-commerce, você pode trabalhar de forma tranquila suas estratégias em volta da otimização de seu LTV. Se você ainda não tem sua loja virtual em uma plataforma de e-commerce inteligente, venha conversar com nossos consultores agora!

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