Marketplace X e-commerce: quais os benefícios em ter um e-commerce?

Marketplace X e-commerce: quais os benefícios em ter um e-commerce?
3 min. de leitura

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Já foi constatado que consumidores preferem compras online, e empresas de todos os segmentos precisam estar na internet, seja por meio do marketplace ou com seu próprio e-commerce.

Os números do Relatório Digital 2019 da We Are Social e da Hootsuite, mostram que 149 milhões de brasileiros estão conectados à internet e só esse número já ressalta a relevância que o mercado digital alcançou na atualidade. 

Mas os dados vão além e mostram que 90% dos brasileiros conectados visitam lojas virtuais para pesquisar sobre produtos e serviços. 

Recentemente a plataforma de pesquisa NZN Intelligence divulgou que 74% dos consumidores brasileiros preferem realizar suas compras de forma online. 

Diante deste cenário, empresários de todos os setores já se conscientizaram da importância de disponibilizar seus produtos no ambiente online, mas muitos ainda não sabem os benefícios que o e-commerce oferece comparado com o marketplace.

Se essa é sua dúvida, continue lendo nosso post e saiba quais as vantagens em ter um e-commerce.

 

Por que preciso de um e-commerce? 

Muitos empreendedores que possuem loja física quando decidem iniciar as vendas online optam pelo marketplace. De fato, o marketplace reúne lojas e produtos dos mais diversos segmentos, o que possibilita ao consumidor comparar uma enorme gama de itens. Claro que ele vai escolher o que melhor convém. 

O e-commerce próprio é a página exclusiva da sua empresa direcionada para o seu público, sem dividir a atenção do usuário com outras lojas e concorrentes. 

Dessa forma é o empreendedor quem monta a loja virtual e cuida de toda a sua administração.

As vantagens deste modelo são:

 

Reconhecimento da marca

É comum consumidores que efetuam compras em marketplaces assimilarem a ideia que compraram o produto da plataforma dona do domínio, não do fornecedor real.

Por exemplo, se a sua empresa é de revenda de eletrônicos e teve um produto vendido por meio das lojas Americanas, na maioria das vezes o seu cliente vai lembrar que comprou na Americanas e não de você.

 

Captação de novos clientes com e-commerce fica mais fácil

Através de uma loja virtual própria é mais fácil trabalhar estratégias de conteúdos para segmentação do público, captação de leads, gerar maior conversão e retenção dos atuais clientes.

De acordo com a Smarter HQ, plataforma de marketing comportamental, 90% dos clientes preferem compartilhar seus dados pessoais com as lojas por meio de cadastro via e-mail ou celular para receberem descontos em produtos. 

 

Melhora as chances de vendas 

Quando o seu cliente acessa um marketplace, praticamente todos os seus concorrentes também estão lá, e a atenção que seu produto recebe facilmente pode ser desviada. 

Com o seu e-commerce próprio o usuário terá o foco somente em sua página e em seus produtos. 

 

Seja o dono do seu negócio online

Ao usar plataformas de marketplace, obrigatoriamente deve-se cumprir com os requisitos que cada uma delas impõe. 

No marketplace, por exemplo, se você tiver uma conta bloqueada perderá todos os anúncios nele, além de perder posicionamento, o que é prejudicial para a sua marca e para os seus resultados, principalmente se as vendas online forem feitas exclusivamente através desses canais. 

Com o seu e-commerce toda a política de funcionamento é regrada pela sua empresa, ficando mais fácil, por exemplo, conceder descontos para o seu cliente ou aumentar o prazo das parcelas, além de criar novas maneiras para otimizar seus resultados

Devido a essa consciência nos dois últimos anos houve uma explosão de lojas virtuais no Brasil, representando um crescimento de 37% no período compreendido entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro de 2019. 

No fim do primeiro semestre de 2019, o Brasil possuía cerca de 930 mil sites de e-commerce e a maior parte deles era composto por empresas de pequeno porte.

Para finalizar a importância da loja virtual para a sua empresa, vale ressaltar que a Nielsen Pesquisas divulgou que o comércio eletrônico somente no primeiro semestre de 2019 faturou R$ 26,4 bilhões, obtendo um crescimento de 12% nesse período em comparação ao ano anterior. 

Agora que você já sabe os benefícios em ter um e-commerce, confira nossos planos e veja como é fácil escalar e crescer o seu negócio.

 

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