O que é e como conseguir o selo Ebit?

O que é e como conseguir o selo Ebit?
3 min. de leitura

 

A certificação Ebit, também conhecida como selo Ebit, vem sendo muito requisitada pelas lojas virtuais para aumentar a reputação da marca e a confiança dos clientes.

Portanto, se você já tem um e-commerce ou está planejando construir um, entenda o que é o selo Ebit, qual é a sua importância para o mercado e como conseguir incorporar esse selo em sua loja virtual. 

O que é o Selo Ebit?

 

Selo Ebit

 

A Ebit é uma empresa que mede a reputação das lojas virtuais aqui do Brasil por meio de um sistema de avaliação. 

Nesse sistema de avaliação da experiência de compra, os consumidores respondem a uma série de perguntas após a compra ter sido feita, tais como facilidade de encontrar os produtos no site, o frete, os prazos de entrega, etc. 

Depois que o cliente recebe o produto, a Ebit envia uma segunda pesquisa, dessa vez para avaliar o pós-vendas da loja virtual. As perguntas são relacionadas a itens como o recebimento dentro do prazo, as condições do produto, etc. 

Em seguida, algumas semanas depois que o produto foi entregue ao cliente, uma terceira e última pesquisa é enviada pela Ebit, perguntando sobre a satisfação geral que ele teve com o produto comprado na loja virtual.

O resultado de tudo isso é a criação de selos Ebit, que são disponibilizados pela empresa para serem colocados na loja virtual e são escolhidos de acordo com os resultados das pesquisas.

Classificações selo Ebit

  • “Em avaliação”: é concedido para lojistas iniciantes que ainda não preencheram todos os requisitos da Ebit.
  • Bronze: para lojistas que possuem desempenho de 70%.
  • Prata: para o e-commerce que apresenta 75% de entrega e performance.
  • Ouro: para lojistas que apresentam no mínimo 80% de resultados positivos.
  • Diamante: para quem alcança o mínimo de 85%.

Por que é importante ter o selo Ebit?

Por três motivos. O primeiro deles é que o selo Ebit aumenta a reputação da sua loja virtual perante os consumidores. Em um mercado tão disputado, muitas pessoas acabam preferindo comprar de lojas que tenham alguma comprovação de serem confiáveis – algo que a Ebit transmite. Desse modo, se o cliente clicar no selo Ebit na loja virtual, ele é direcionado à página da empresa com todas as avaliações e comentários dos clientes sobre a marca. 

O segundo motivo é que se submeter à certificação Ebit faz com que o seu cliente veja a sua marca como uma empresa preocupada de verdade com a experiência de compras dele. Afinal, se você conquistou o selo, significa que já tem o mínimo de uma boa estrutura para facilitar a compra, bem como está preocupado em sempre implementar melhorias. 

E o terceiro motivo é que para o proprietário da loja virtual, a Ebit é uma ótima fonte de informação sobre o mercado. Um exemplo é o Webshoppers, um relatório semestral da Ebit que traz dados importantes e estratégicos sobre o e-commerce no Brasil, destacando pontos forte e pontos fracos. Isso é ótimo para você entender o comportamento do consumidor e do próprio mercado para tomar melhores decisões para sua marca. 

Como conseguir o selo Ebit?

Para conseguir o selo de avaliação da Ebit, e, assim, conquistar os demais selos à medida que sua empresa alcança o desempenho esperado, é preciso participar de um processo de adesão.

Nesse processo, é necessário preencher alguns requisitos mínimos para realizar o cadastro, tais como:

  • Ser pessoa jurídica;
  • Não ter restrições no CNPJ;
  • A loja virtual apresentar duas formas de pagamento, sendo uma delas via cartão de crédito;
  • Ter política de troca de produtos;
  • Oferecer fotos reais dos produtos na loja virtual;
  • Destacar o endereço e o telefone da loja física no site;
  • Permitir que a conclusão da compra seja feita na própria plataforma;
  • Informar que a loja virtual não é um site de leilões ou de anúncios. 

Preenchendo todos os requisitos, a Ebit avalia os dados e entra em contato com a loja após 48 horas. Caso seja aprovado, basta seguir as instruções informadas. Caso seja reprovado, a empresa informa os motivos e orienta o lojista para tentar novamente.

E então? Pronto para obter o selo Ebit? Complemente este assunto aprendendo como otimizar a gestão do seu e-commerce e gerar mais venda

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>