O que o cliente espera da home page (página inicial) do e-commerce?

O que o cliente espera da home page (página inicial) do e-commerce?
5 min. de leitura

As primeiras impressões são cruciais para uma marca. No comércio eletrônico, a home page do seu e-commerce é frequentemente a primeira impressão que os clientes têm do seu negócio. Por isso, ao criar um e-commerce, dê uma atenção especial para ela.

Ter um layout de página bem projetado é essencial para que o cliente se sinta à vontade ao acessar sua loja e pode determinar se os visitantes continuarão comprando ou sairão rapidamente.

De acordo com o Nielsen Norman Group, a maioria dos usuários permanece menos de 59 segundos em uma página eletrônica. Então, se você não capturar a atenção do usuário em menos de um minuto, você o perderá.

Ansioso para aprender algumas estratégias de home page que podem aumentar as vendas do seu e-commerce? Então continue a leitura deste artigo!

Mantenha simples

Criar uma página inicial eficaz pode ser uma tarefa difícil, principalmente se você tiver centenas de produtos em dezenas de categorias. Muitas vezes a tentação é de simplesmente jogar tudo na primeira página, deixando uma bagunça que assusta os clientes.

Use a home page como ponto de entrada de navegação para ajudar os usuários a navegarem até o produto desejado. Uma dica prática é apresentar as categorias de produtos, em vez de produtos específicos, pois nesse ponto os produtos individuais serão relevantes apenas para um número muito pequeno de visitantes.

Saiba também que os clientes que retornam ao seu e-commerce sempre notam as mudanças e se envolvem com conteúdo novo. Com isso, é importante ter uma periodicidade na renovação dos banners, categorias e produtos em destaque na sua página inicial.

Organize a navegação

Ao entrarmos em uma loja física esperamos que a distribuição dos produtos siga uma lógica que nos permita encontrar os produtos que desejamos, sem a necessidade de muito esforço.

Na loja virtual, após conseguir atrair a atenção do usuário para permanecer no seu e-commerce, você deve garantir uma navegação fácil e intuitiva para o visitante. Estudos mostram que, quando os usuários não encontram o que estão procurando, eles saem rapidamente.

Suponha que um homem quer comprar uma calça jeans. Ao entrar em uma loja, ele procura as seções masculino > calças > jeans. Além das categorias, as plataformas de e-commerce ainda possibilitam filtrar a navegação por especificações de cores, tamanhos e marcas.

Se o caminho para chegar ao produto não estiver claro desde a sua home page, o cliente vai sair e procurar na concorrência.

Mais uma dica: coloque a barra de navegação na posição padrão onde os visitantes esperam encontrá-la (horizontal na parte superior e vertical na esquerda).

Tenha sempre uma caixa de pesquisa

Uma caixa de pesquisa é indispensável para o sucesso da sua home page. Faça com que ela seja fácil de detectar e esteja sempre presente aos olhos do visitante.

Grande parte dos usuários que acessam seu e-commerce sabe especificamente o que procura, e a caixa de pesquisa é a melhor forma de encontrar em poucos segundos.

Essa ferramenta gera a mesma experiência de compra que temos quando vamos a uma grande loja. Logo na entrada dizemos o que queremos e o vendedor apresenta rapidamente o produto, eliminando assim a necessidade de ficarmos procurando pelos corredores e prateleiras.

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Deixe os dados de atendimento visíveis

Não importa o quanto sua marca seja forte e famosa, um visitante de primeira viagem sempre verá seu e-commerce com alguma suspeita e apreensão. Por esse motivo, sua página inicial também precisa transmitir segurança.

Uma boa forma de fazer isso é deixar visível as formas de atendimento que a sua empresa disponibiliza, principalmente o número de telefone e whatsapp.

Havia uma tendência das lojas de comércio eletrônico esconderem seus números, pois os lojistas tinham medo de serem abarrotados com chamadas telefônicas. Mas saiba que, quando você coloca o número de telefone à vista de todos, os clientes entendem que existem pessoas do outro lado dispostas a conversar.

Caso sua marca também possua uma loja física, dar um destaque no endereço dela irá agregar mais credibilidade e transmitir mais segurança ao visitante da loja virtual.

Mostre as marcas famosas que comercializa

Enquanto sua loja ainda não constrói uma grande credibilidade no mercado, uma boa estratégia é utilizar a credibilidade das marcas famosas com as quais você trabalha.

Deixe essas marcas visíveis na home page e, além disso, faça com que essas marcas sejam um link para uma página onde estejam todos os produtos da loja relacionados.

Assim, além de adquirir mais credibilidade para seu e-commerce através dessas marcas famosas, você facilitará a busca dos produtos pela marca.

Saiba utilizar call to action

Mesmo com o e-commerce tendo uma boa organização, talvez seus visitantes estejam tendo dificuldades para navegar na sua loja virtual porque não há um plano de ação claro. Eles simplesmente não sabem onde clicar.

Por isso, é necessário fazer um bom uso das calls-to-action. CTA são os botões da loja virtual que informam aos clientes o que fazer, onde clicar e o que comprar.

Ter um apelo explícito desde a página inicial permite direcionar o cliente para o local mais adequado no processo de venda.

As ações que você recomenda devem simplesmente se alinhar com o interesse do visitante; alguém em uma página de e-commerce tem interesse em comprar, então a ajuda é para avançar nesse objetivo.

Alguns detalhes como frase, estilo, tamanho e cor do botão podem influenciar na efetividade das suas calls to action, por isso é importante sempre testar e otimizar.

Faça uso de janela modal

Você já deve ter percebido que todos os elementos da página inicial possuem um propósito e um motivo de existir. Mas o que fazer quando você quer promover alguma ação que não se encaixa no layout da página? Uma estratégia muito utilizada são as janelas modais.

Janelas modais são aquelas pequenas caixas que surgem sobre o conteúdo do site enquanto você está navegando e forçam a encontrar o botão com um X para fechá-las. As ações com janela modal carregam uma alta taxa de conversão, pois essa abordagem faz um trabalho melhor em atrair a atenção do visitante.

No entanto, não podemos ignorar o fato de que os internautas já desenvolveram um reflexo para fechar essas janelas automaticamente. Por isso é importante considerar cuidadosamente a mensagem que elas contêm.

Use-as, principalmente, para promover chamadas para ação muito fortes. Dentre as ações mais efetivas está o oferecimento de um cupom de desconto para a primeira compra, que é enviado ao e-mail que o visitante deve cadastrar nessa janela.

Saiba quais estratégias de página inicial estão funcionando

Todas as mudanças e estratégias adotadas na home page devem ser mensuradas: da cor de um botão até a alteração de uma oferta, por exemplo. Mas infelizmente não é possível fazer uma pesquisa ao vivo com os visitantes para perguntar se eles gostariam de alguma mudança no site. Para resolver esse problema existe o teste A / B.

Ele permite que façamos algo muito semelhante, sem que as pessoas saibam que estão votando em algo. Para esse teste é necessário fazer duas versões da página, sendo a primeira uma página de controle, que é a página original do seu site, e a página com a variação, que será quase idêntica à de controle, exceto pela única alteração que você deseja testar.

Essas duas versões são testadas com visitantes ativos em seu site para verificar a taxa de conversão e encontrar a página vencedora. Seu objetivo no teste A / B pode ser qualquer coisa, desde vender mais de um determinado produto até engajamento no e-commerce. A conclusão da meta de cada visitante é rastreada para ambas as versões da página, e a versão vencedora é declarada assim que a confiança estatística dos dados for alcançada. Lembre-se: não é sobre o que você ou alguém acha que é melhor, é sobre o que os dados dizem que é melhor.

Notou quantos pequenos detalhes podem influenciar no sucesso do seu e-commerce? E aqui falamos apenas sobre a home page. Com isso você pode deduzir que não basta ter um software de e-commerce, é preciso uma assessoria especializada para auxiliar no caminho do sucesso no comércio eletrônico.

Para que você saiba o quanto é importante essa assessoria e como ela está ao seu alcance, preparamos um artigo com o porquê de contar com especialistas na hora de criar uma loja virtual. Confira agora mesmo!

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