O que devo fazer para expandir minha loja física para uma loja virtual?

O que devo fazer para expandir minha loja física para uma loja virtual?
6 min. de leitura

O mundo do comércio eletrônico está cada dia mais atrativo para os vendedores. Os números comprovam contínuas ascensões do e-commerce mesmo durante as crises, e isso vem motivando empreendedores a expandirem suas lojas físicas em lojas virtuais.

No entanto, isso não acontece do dia para a noite e exige um grande planejamento. Por isso, levantamos as principais etapas que devem ser seguidas pelos donos de negócios, desde a definição da imagem digital até a estruturação do plano de logística, e tudo mais entre essas fases.

É importante se atentar que esse passo a passo é composto por percepções que tivemos ao longo de nossos mais de dez anos de atendimentos. Muitos clientes chegam até nós acreditando que é apenas criar um site e começar a vender, mas o sucesso de um e-commerce começa muito antes de ele estar no ar.

Cuidados para transformar uma loja física em e-commerce

Um passo a passo para expandir sua loja física para o e-commerce

Assim que o empreendedor enxerga a necessidade de expandir sua loja física para o comércio online, ele terá de compreender a importância de cada passo que será dado para percorrer um caminho destinado ao sucesso no e-commerce.

É comum a crença de que basta acessar um site que promete uma loja online em poucos cliques para ter êxito. Mas a realidade no e-commerce passa longe disso, pois é a preparação que divide os negócios que vendem de verdade, crescendo ano após ano, dos que ficam estagnados, sem entender a razão, mesmo tendo bons produtos.

Passo 1: Comece desde já no Marketing Digital

Essa etapa, na verdade, chega a ser independente de se o negócio fará vendas diretamente pela internet. É de extrema importância, para qualquer tipo de empreendimento, seja uma loja física ou online, que haja investimentos em marketing digital.

E para quem planeja fazer vendas online, isso se torna uma obrigação. O marketing digital permite que você leve seu negócio para muito além das fronteiras de sua cidade, e transforma o que seria uma panfletagem de rua em uma distribuição de conteúdo relevante para um público interessado em qualquer ponto do mundo!

Marketing digital engloba o uso estratégico de redes sociais, disparo de e-mails para um público específico, criação de materiais para blog, e, principalmente, a utilização inteligente de conteúdos patrocinados para aumentar suas métricas de visitas e vendas.

E tudo isso pode ser planejado e utilizado desde antes mesmo de sua loja virtual publicada, especialmente com a intenção de tornar sua marca conhecida e poder construir uma ação de lançamento, que permita uma grande estreia de sua loja online.

É sempre recomendável que o empreendedor tenha uma equipe própria para cuidar desse departamento, ou conte com uma agência especializada em marketing digital, com profissionais experientes e que podem compreender seu caso e necessidades.

Após trazer seu negócio para a Climba Commerce, você poderá contar com especialistas que vão lhe orientar com estratégias pontuais para seu negócio, e que trazem resultados de alta satisfação.

Marketing Digital para lojas físicas e virtuais

Passo 2: Reavalie seu nicho

Existem grandes diferenças entre a base de uma loja física e um de mesmo segmento, mas com atuação no comércio eletrônico. Uma das principais distinções estão no público consumidor e na concorrência, e precisamos falar em especial sobre estes fatores.

Descubra sua nova concorrência

Sua concorrência física pode não ser a mesma que irá competir com seu negócio no e-commerce. Isso é um fato. Mesmo que as lojas de sua cidade já estejam na internet, elas estão, ao mesmo tempo, competindo com lojas muito maiores.

Isso significa que você precisa conhecer ainda mais o posicionamento de toda sua concorrência dentro de seu segmento no comércio eletrônico. Estudar, analisar e descobrir as falhas da concorrência são etapas essenciais para você entender como se destacar em seu nicho no digital.

Diferença no público loja fisica e virtual

Entenda os hábitos de seus consumidores

Quem compra em sua loja física, pode continuar comprando em sua loja virtual. Mas é importante entender como seu público-alvo se comporta no e-commerce, para conseguir manter e aumentar sua base de clientes.

Dependendo do segmento, o público pode ter até certas dificuldades em lidar com esse novo canal de vendas. Por isso, um processo de educação de seu público é uma boa ideia, e por isso que o marketing digital antes do lançamento da loja tem importante papel.

Tudo isso pode mudar conforme seu negócio evolui com a Climba. Seu nicho pode se tornar ainda mais segmentado ou mais abrangente, tudo depende de como serão seus resultados no e-commerce. E o mais incrível é que, com a Climba, você tem um Customer Success que cuida de cada avanço de seu empreendimento, ajudando-o a tomar as melhores decisões.

Passo 3: Reestruture seu setor financeiro

Uma preocupação que fica de lado durante o processo de abertura de um negócio online é em adaptar suas finanças para a nova realidade do empreendimento.

Por se tratar de algo ainda recente, e com muitas peculiaridades, é sempre interessante manter seus profissionais ou serviços condizentes com os caminhos que seu negócio irá seguir.

É preciso que este setor tenha conhecimento e se mantenha atualizado, uma vez que um e-commerce demanda planejamentos diferentes de uma loja física.

Nesse tópico, vale mais se atentar sobre a necessidade de traçar um novo planejamento independente para o seu e-commerce. Isso é um passo que define muitas vezes o sucesso financeiro do negócio, já que irá tratar e preparar o empreendimento para ter estabilidade nas contas em todos os momentos, sem depender de tirar fundos da loja física ou outras fontes, o que poderia ser perigoso para a saúde do empreendimento.

Setor financeiro para Loja Virtual

Passo 4: Capacite ou reforce sua equipe

Não é apenas o setor financeiro que precisa ser revisto na hora de ampliar seu negócio para a internet. Prepare e capacite toda a sua equipe para essa transição ou expansão de seu empreendimento.

Caso seu negócio seja apenas comércio eletrônico, pode treinar e redistribuir as funções entre sua equipe. Veja algumas funções que são importantes:

  • Empacotadores;
  • Entregadores;
  • Equipe de atendimento online;
  • Responsáveis por logística;
  • Responsável pelos cuidados do site.

Mas, caso seja expandir seu empreendimento e manter as duas frentes, o mais interessante é analisar, junto ao setor financeiro, a possibilidade de contratar novos colaboradores para não sobrecarregar sua equipe e prejudicar o desempenho de seus profissionais. Realinhar e rever atividades já realizadas pelos mesmos pode ser o primeiro passo.

Passo 5: Planeje sua estrutura de logística

A importância desse tópico é indiscutível entre todos os especialistas de e-commerce aqui da Climba. Por isso, preparamos diversos materiais sobre o assunto. Quem tem como objetivo trabalhar com vendas online, precisa chegar com a estrutura de logística bem definida e acertada.

Ter uma boa noção de gestão de estoque é uma das habilidades mais determinantes para o e-commerce funcionar sem dores de cabeça. E para ajudar nisso, existem os sistemas de gestão de estoque – ERP.

Depois que o negócio estiver andando, será ainda mais difícil acertar os detalhes sobre a logística de estoque, empacotamento e envio das mercadorias. O ideal é definir tudo isso com antecedência.

Gestão de estoque para loja física e loja virtual

Com eles, muitas contas e manipulações de planilhas se tornam poucos cliques, e grande parte dos processos são automatizados. Então, cada ação em seu estoque pode ser facilmente controlado no sistema, e tudo fica sob controle.

A melhor parte é que a Climba oferece uma gama cada vez maior de sistemas compatíveis com as integrações disponíveis para nossas lojas virtuais. Então, você pode conhecer a nossa lista de sistemas – ERP integrados e adaptar seu empreendimento a eles desde já.

No entanto, os conhecimentos a respeito de logística também devem abranger o desenvolvimento de toda a parte legal, que garante os direitos e deveres de ambas as partes, consumidor e lojista. É de suma importância proteger seu negócio com isso, além de também passar credibilidade para os clientes.

Outra parte que a Climba facilita para os clientes é a integração fácil de recursos para calcular e simular frete, facilitando as estratégias de vendas. Mas, antes de chegar nessa etapa conosco, é importante ter conhecimento de suas margens de lucro, para poder planejar formas de vender ainda mais e ter um faturamento atraente em seu empreendimento.

Webinar para dominar a estratégia de frete grátis

Passo 6: Avalie sua estrutura atual

Alguns podem ter a impressão de que, para iniciar um e-commerce, não é preciso uma grande estrutura. Em partes, isso pode ser verdade, mas depende do quanto você deseja vender online.

Para micro e pequenos negócios, como vender um artesanato feito em casa, tudo pode ser mais enxuto e focar em poucas, mas boas vendas. Já para empreendimentos que desejam crescer continuamente, uma estrutura mais robusta torna-se inevitável.

É preciso ter espaço ao menos para armazenar todo seu estoque de forma organizada. É preferível que haja acesso para veículos, já que em um cenário de muitas vendas isso ajudaria bastante.

Como dito, esse é um fator, assim como outros mencionados, que vai depender do quão grande você vai querer que seu negócio se torne. No que depender de incentivos e suporte da Climba, isso ficará apenas por sua escolha, uma vez que terá todos os recursos para transformar seu site em uma verdadeira máquina de vendas.

Atenção com o estoque de sua loja virtual

Passo 7: Procure por especialistas experientes em e-commerce

Na hora que você marcar como feito todos os passos anteriores, você sabe que precisa ir direto na melhor opção para a sua loja virtual. Você precisa escolher a solução que entrega prestabilidade desde o primeiro atendimento, e engajamento com o crescimento do cliente em todos os instantes.

Montar sua loja virtual é algo que muitas empresas prometem fazer, mas criar uma de forma inteligente e planejada para seu segmento e público, transformar cada etapa em uma facilidade e ainda capacitar você e sua equipe em realmente sobre o essencial do e-commerce, a Climba faz.

São mais de dez anos de experiência em fazer lojistas de diversos nichos expandirem seus negócios no mundo online, entendendo de necessidades variadas e entregando soluções pontuais e que trazem resultados. Por isso, a Climba está em constante atualização, e a plataforma de seu e-commerce está sempre evoluindo junto ao seu negócio.

Agora que você sabe quais os sete passos que deve dar, comece a se planejar. Coloque tudo no papel, estude, analise, empenhe-se nessa fase de extensão e transformação do seu empreendimento. Quando você estiver pronto, saiba que a Climba estará pronta também. Nossos consultores estão sempre aguardando sua mensagem para começar sua evolução na internet.

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