Venda mais melhorando o cadastro de seus produtos

Venda mais melhorando o cadastro de seus produtos
6 min. de leitura

Quando você vai fazer compras em uma loja física,  certamente espera ser atendido por um vendedor para lhe auxiliar a fazer a escolha certa nas suas compras, receber dicas sobre o produto, como utilizar eles e melhores formas de uso, pois tudo isso faz parte de um bom atendimento que, inclusive, é capaz de conquistar o cliente com o argumento certo. Com o cadastro de um produto na loja virtual não é diferente.

Como não há possibilidades de ter vendedores em cada corredor, por se tratar de uma loja virtual, cada produto deve “se vender” por si só. Na página do produto, cada informação contida nela é essencial para ajudar na tomada de decisão do visitante, e aproximá-lo ainda mais da conversão que mais importa para seu e-commerce.

A Climba entende a importância do cadastro de seu produto. Nossa plataforma de e-commerce disponibiliza de recursos para analisar e otimizar cada cadastro, com chances de conversão e faturamento aumentados de sua loja virtual!

Os vendedores cumprem o mesmo papel das descrições do e-commerce

As descrições em seu e-commerce precisam ser como os vendedores nas lojas físicas.

Entenda a importância de um cadastro de produto otimizado

Quando um visitante busca um produto e acessa seu site, ele espera receber o máximo de informação possível, como parte do processo de decisão. A página do produto tem o papel de ir ainda além disso, tendo poder de ainda argumentar e convencer o visitante de que ele encontrou exatamente o que estava procurando.

Além do poder persuasivo que o copy da descrição proporciona, ele deve também atuar no posicionamento orgânico da página. Descrições otimizadas possuem um texto com estrutura e planejamento em termos de SEO, com hierarquia definida e planejada para aparecer nas buscas feitas pelos potenciais clientes da loja virtual.

E isso não trata apenas dos textos, mas também das imagens e vídeos presentes na página. Todo conteúdo presente no cadastro de seu produto é importante na hora de vender, sendo fatores determinantes no êxito das conversões e no faturamento. Ciente dessa importância, a Climba fornece uma plataforma de e-commerce inteligente, com avaliação em tempo real da qualidade de seu cadastro com o Score de Cadastro.

Importância do cadastro no e-commerce

O que é o Score de Cadastro da Climba

O Score de Cadastro é um mecanismo inteligente da Climba, que avalia automaticamente o conteúdo em cada um dos campos que constituem esse cadastro. A avaliação é feita com notas de 0 a 5, dando base para saber o quão boas estão as informações. O algoritmo da Climba usa produtos com alta taxa de conversão como referência para a nota máxima em cada categoria.

No Score da Climba, a avaliação é feita dos campos e conteúdos mais relevantes do cadastro desse produto:

  • Título
  • Descrição
  • Quantidade de fotos
  • Qualidade das fotos
  • Vídeos

Implementamos o Score de Cadastro na tela de “Alteração Rápida”, que agiliza um cadastro objetivo e com foco na melhoria de sua taxa de conversão. Ou seja, otimizar detalhes que refletem diretamente nas suas vendas.

Descubra e entenda como usar o Score da Climba

Saiba analisar o cadastro de seu produto com o Score da Climba

Na plataforma de e-commerce da Climba, em diversas telas de produtos é possível ver a pontuação geral de cada item que você cadastrou em sua loja. Esse score é o resultado do somatório de cada elemento com pontuação (título, descrição, fotos e vídeos) dividido por 5. 

Acessando a tela de “Alteração Rápida” do produto, cada elemento terá uma avaliação, com indicações de como melhorar cada campo. O ideal é alcançar, ao menos, uma nota superior a 4, o que indica um produto com maiores chances de converter a visita em uma venda, por conter mais elementos persuasivos e que enriquecem o conteúdo da página do produto.

Produtos com pontuação inferior, seja no score geral ou individual de cada elemento, terão menores chances de vender, e seu Climba Everest irá apontar isso como um problema. Dependendo do quão baixa for a avaliação, pode ser dada até como crítica, especialmente se for um produto top de vendas. Imagine o quanto ele poderia estar vendendo se tivesse um cadastro otimizado? Por isso, a Climba dá sinais de que suas conversões podem aumentar.

Utilizando e vendendo mais no ecommerce com Climba

Um cadastro nota 5 no score tem mais chances de vender no e-commerce

Como melhorar o cadastro de seu produto

Otimizar o cadastro de produtos envolve conhecimento das melhores técnicas de como utilizar SEO para vender mais em seu e-commerce. Isso vai ajudar nas suas decisões de qual conteúdo utilizar em cada elemento. Aqui, vamos mostrar as formas de melhorar o cadastro de seu produto de acordo com os recursos da Climba para sua loja virtual.

Título

Todo produto precisa, inevitavelmente, ter um título, que fica no topo do conteúdo. A utilização de termos propícios será importante para facilitar nas buscas, tanto em buscadores externos, quanto internos. Além disso, deve-se sempre atender uma certa fórmula, que nosso Gerador de Títulos tende a sugerir:

O que o Produto é + Qual sua Marca + Modelo + Até 2 características relevantes e diferenciais

No entanto, é preciso se atentar ao tamanho do título, onde o tamanho ideal é de 55 caracteres. Note que a avaliação do Score Climba irá apresentar as seguintes notas de acordo com a extensão do nome do produto.

Título de cadastro de produto

Fotos

Depois do título, o maior ponto de atenção na página de seu produto é justamente as fotos cadastradas. Lembre-se, na ausência da experiência física, do toque, da percepção em tempo real, são as imagens que vão suprir a curiosidade de quem se interessar. Por isso, é fundamental caprichar nas fotografias e satisfazer seu visitante com o máximo de fotos.

É muito fácil cadastrar fotos na Climba, ainda mais com o sistema de otimização dos arquivos de imagem, que passam por um processo onde as fotos continuam em alta qualidade, mas muito mais leves. Isso ajuda no carregamento ágil da página, mesmo com mais de cinco fotos cadastradas.

Fotos no Cadastro de Produto

A importância da qualidade das fotos em seu cadastro

Além de trabalhar com muitas fotos, é importante manter a qualidade em todas as imagens cadastradas. Por isso, o Score da Climba incentiva que as fotos estejam sempre acima de 1200px de resolução.

Isso permite que o visitante use a ferramenta de zoom, para ver melhor cada detalhe do produto, sem perder qualidade.

Um site com fotos de baixa qualidade também não recebe bom posicionamento nos mecanismos de busca, uma vez que a seção de imagens pode ser uma vitrine, mas que privilegia aquelas em resolução maior.

Importância de fotos de qualidade no cadastro de produto

Vídeos

Esse é um elemento que é tão importante quanto as fotos, pois oferece ao visitante ainda mais recursos que sanam suas dúvidas sobre como o produto é. Ver o tamanho dele em situações aplicada, a forma de uso, os detalhes do material e tudo mais.

Fotos são ótimas e necessárias, especialmente em termos de posicionamento, mas com vídeos você pode ir além. Ainda mais que, a plataforma da Climba incentiva que você publique o vídeo no YouTube, pois ainda ajuda a movimentar o canal oficial de seu e-commerce. Torna-se mais um poderoso ponto de contato, aumenta o tráfego e a taxa de conversão.

Vídeos no cadastro de produto

Descrição

Um dos protagonistas de um cadastro é e tem de ser a descrição. Aqui é onde vai o seu copy e seus argumentos de venda, podendo conversar com o público consumidor desse produto e todos os demais interessados em saber mais sobre ele.

Não existem limites para o tamanho de uma descrição, sendo criativo, coerente e convincente, você pode usar todo o espaço que quiser para reter a atenção de quem começar a ser e conduzi-lo para o botão de compra de forma natural e inteligente.

Lembre-se, esse é quem vai assumir o papel de vendedor, então deixe a descrição preparada para responder todas as perguntas possíveis sobre seu produto, sempre com o bom discurso de venda que seu melhor vendedor teria.

Descrição no cadastro de um produto

Dicas extras para melhorar a página de seu produto

Além dos elementos presentes na tela de Alteração Rápida, é possível você enriquecer o cadastro de seu produto com outras informações pertinentes na condução do visitante ao ato da compra.

Informações adicionais

Serve como um resumo da descrição, surgindo logo à primeira vista quando o visitante acessa a página do produto. O foco desse texto, que usualmente restringe-se a um parágrafo, e tão logo foca em usar argumentos comerciais sobre os detalhes mais diferenciais do produto.

Você pode editar o campo de “Informações Adicionais” na tela de “Alteração”, abaixo do campo de descrição, e tem grande uso quando o assunto é posicionamento da página nos mecanismos de busca.

Cadastro de produto com informações adicionais

Cliente Climba com Cadastro Otimizado graças ao Score

Avaliações

O app de “Avaliação de Produto” é um bônus que agrega muito valor na página de seu produto, uma vez que são comentários reais que reforçam as qualidades de seu serviço e suas vendas. 

As avaliações não fazem parte do cadastro, propriamente dito, mas dividem espaço com os demais editáveis, e por isso possui grande importância no conjunto de conteúdo que ajuda a aumentar as conversões de um produto.

A Climba sabe a importância de cada cadastro para que suas vendas decolem, por isso disponibiliza uma plataforma inteligente e feita para que seu e-commerce converta! Otimize suas vendas online com quem tem 10 anos de experiência. Fale agora com nossos consultores!

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>