Vendas mobile: seu e-commerce está pensando nisso?

Vendas mobile: seu e-commerce está pensando nisso?
4 min. de leitura

Você já percebeu que cada vez mais pessoas usam o celular no dia a dia, não é? Bom, se você ainda não notou isso, basta olhar à sua volta nas ruas, no trabalho, nos restaurantes, nos shoppings: só o que as pessoas fazem é olhar para as suas telas. E isso explica o crescimento das vendas mobile.

Se as pessoas usam o celular para fazer qualquer coisa na vida, elas também usam para comprar. Pesquisar soluções no Google, comparar preços entre diferentes lojas, ler avaliações de outros clientes e, enfim, efetuar o pagamento: durante toda a jornada de compra, o mobile pode estar presente. É por isso, então, que precisamos falar sobre o m-commerce.

Dispositivos móveis estão cada vez mais presentes no comportamento dos consumidores. E nos planos do seu negócio, eles já entraram? Vamos ver agora as questões que você precisa pensar sobre as vendas mobile. Acompanhe:

Por que pensar nas vendas mobile?

O seu negócio já está pensando nas vendas mobile? Se você já tem um e-commerce, ele é adaptável às diferentes telas que o comprador pode usar? E se você está pensando em ter uma loja virtual, planeja que ela tenha um layout responsivo?

Essas questões precisam entrar nos seus planos. Afinal, se você deixar de atender as pessoas que acessam a sua loja pelo celular, imagine: quantas vendas você pode estar perdendo?

Para você ter uma ideia melhor, trouxemos alguns dados e informações do mercado digital que provam o crescimento do uso de dispositivos móveis e a importância de pensar nas vendas mobile:

  • O celular é o principal meio para usar a internet no Brasil, responsável por 98% dos acessos;
  • 56% das compras em lojas são influenciadas por interações digitais, e 66% delas acontecem em dispositivos móveis;
  • Segundo o relatório Webshoppers, o número de pedidos do m-commerce cresceu 41% em 2018, o que já representa metade de todas as vendas do e-commerce no Brasil;
  • Mais de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis;
  • Em 2016, o Google anunciou que estava incluindo no seu algoritmo o mobile-first indexing, o que significa que sites responsivos têm prioridade no ranking da busca.

Como se preparar para as vendas mobile?

Pense naquele comprador que acessa um e-commerce na expectativa de comprar aquele produto tão desejado, mas parou em um obstáculo: a página do checkout não carrega corretamente no celular. Então, ele precisa abrir o computador e começar o processo de novo… Aí ele desiste.

Essa é uma experiência bastante recorrente. Não é raro encontrar sites que, nos dispositivos móveis, não carregam corretamente, demoram para abrir, usam fontes muito pequenas, botões que não funcionam e imagens que não abrem… É esse tipo de problema que você deve evitar para os seus clientes.

Para ter sucesso nas vendas mobile, é preciso pensar em toda essa experiência que o cliente tem com a sua loja, em toda a jornada de compra.

Pense em todos os pontos de contato em que o consumidor pode usar o celular para interagir com a sua marca. Eles podem incluir a navegação no site institucional, a leitura de artigos no blog, a interação com posts nas redes sociais, a visualização de anúncios e, é claro, a experiência de compra no e-commerce. Em todos esses canais, o cliente deve se sentir bem atendido.

Agora, vamos ver alguns pontos importantes que você precisa pensar para se preparar para as vendas mobile:

Layout responsivo

O layout da sua loja virtual deve ser responsivo ― ou seja, ele deve se adaptar a qualquer tamanho de tela que o visitante estiver usando. Há alguns anos, responsividade era um luxo, um serviço cobrado à parte. Hoje, porém, é uma funcionalidade que deve ser intrínseca a qualquer site da web, inclusive lojas virtuais.

Para isso, as plataformas de e-commerce devem oferecer templates prontos ou o desenvolvimento de páginas que sejam responsivas. Atente-se a isso na hora de escolher um software para o seu e-commerce.

Mobile-first

Muitas empresas costumam desenvolver sites em computadores desktop e, por isso, todos os testes e visualizações são feitos na tela grande e horizontal do computador. Mas, se os acessos mobile já superam o desktop, não faz mais sentido pensar primeiro nos celulares?

É essa a proposta do mobile-first. Essa lógica quebra a tradição: os sites são desenvolvidos primeiramente para dispositivos móveis e, somente depois, para desktops e notebooks.

Então, pense nisso também ao se preparar para as vendas mobile: foque antes na experiência mobile, tanto nas campanhas de marketing digital, quanto na plataforma do e-commerce.

Omnichannel

Mais importante que pensar nas vendas mobile é preparar o seu negócio para oferecer uma experiência valiosa em qualquer canal. Os acessos e as vendas por dispositivos móveis estão aumentando, mas aumenta também a tendência de que o consumidor multicanal transite facilmente por online e offline, celular e notebook, chat e redes sociais.

Esses caminhos estão mais transitáveis e dependem apenas do interesse do consumidor, em busca de mais comodidade. Então, o seu negócio precisa se preparar para o omnichannel. Isso significa que você deve integrar as operações de vendas e prestar um bom atendimento em todos os pontos de contato.

Quem trabalha com vendas precisa estar sempre de olho nas mudanças de comportamento do consumidor. São elas que ditam como a sua loja deve atuar para conquistar a atenção das pessoas e as vendas tão desejadas. E, nos últimos anos, consolidou-se o uso do celular como um assistente para qualquer atividade do dia a dia ― inclusive os hábitos de compra. Portanto, se você não pensar nas vendas mobile, seu negócio vai ficar para trás.

Agora, se você já entendeu a importância dos dispositivos móveis, conheça a plataforma que pode ajudar você a atender melhor os clientes mobile. A plataforma de e-commerce da Climba oferece todas as funcionalidades para você oferecer a melhor experiência de compra, seja no desktop, no notebook, no celular ou no tablet.

A equipe da Climba Commerce, responsável pela plataforma, cria layouts personalizados para cada cliente, de acordo com as melhores práticas de usabilidade e responsividade, e ainda acompanha toda a implementação da loja até ela alcançar o sucesso nas vendas!

Então, gostou do que leu neste artigo? Compartilhe agora nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre a importância das vendas mobile!

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