Você sabe como funciona um software de e-commerce?

Você sabe como funciona um software de e-commerce?
4 min. de leitura

Mesmo em um cenário de incertezas na economia e na política, o mercado de e-commerce mantém um crescimento exponencial, trazendo muitas oportunidades para os empreendedores. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro deve crescer 15% em relação a 2017 e faturar R$ 69 bilhões em 2018. O ano deve somar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais. Em 2017, o e-commerce cresceu 12% e obteve um faturamento de R$ 59,9 bi.

Com o mercado atual, torna-se necessária a profissionalização das empresas de e-commerce para que possam se destacar e superar os desafios. Os empreendedores devem procurar conhecer os princípios básicos de funcionamento de um software de e-commerce, as funções que ele agrega e como elas impactam a sua loja virtual. Mas não basta retirar coisas prontas da internet ou colocar alguém sem experiência para gerenciar. É preciso procurar profissionais qualificados pra realizar essa tarefa.

Você sabe, por exemplo, o que é um software de e-commerce? Conhece a diferença entre os conceitos de software de e-commerce e sistema de ERP? Sabe como escolher a melhor plataforma? Leia, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento de um software de e-commerce!

Entenda o que é um software de e-commerce

O software de e-commerce é o mecanismo que viabiliza o funcionamento da loja virtual. É ele que torna possível gerenciar o inventário, adicionar ou remover produtos, gerenciar o estoque e os preços, calcular taxas, organizar as formas de pagamento e de entrega, proteger as informações dos clientes e tudo o mais necessário para administrar a sua loja virtual.

Ele simplifica processos complexos, utilizando uma interface amigável para o usuário, e possibilita que pessoas sem conhecimentos técnicos especializados tenham uma visão panorâmica de todas as operações realizadas.

Otimize a gestão com o sistema de ERP

O sistema de ERP (em inglês, Enterprise Resource Planning), por sua vez, é o sistema responsável pela gestão da loja virtual. Ele torna a operação mais eficiente e automatizada e auxilia o gestor a administrar as informações de seu negócio.

Um dos objetivos principais do ERP é facilitar o fluxo de informações de uma organização para otimizar as tomadas de decisões, reunindo e organizando informações em diferentes níveis e fornecendo indicadores de performance constantes que ajudam na gestão em tempo real.

Aposte na integração

Ferramentas como o ERP permitem a integração de todas as áreas com a plataforma da sua loja virtual, possibilitando a rápida geração de relatórios e tornando o seu negócio mais competitivo e ágil diante das necessidades do mercado. O objetivo é centralizar e permitir o melhor controle das informações de uma empresa, integrando e gerenciando todos os dados, recursos e processos. Saiba mais aqui.

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Seja criterioso na escolha de sua plataforma

Compreender como funciona um software de e-commerce é o primeiro passo para identificar qual é a plataforma mais adequada para sua loja e seus clientes. Procure pesquisar bastante e reunir um máximo de informações antes de tomar uma decisão.

Além disso, conhecer bem as ferramentas e recursos disponíveis numa plataforma de e-commerce possibilita que os empreendedores do setor possam trabalhar com maior embasamento e otimizar sua presença no comércio on-line.

Atente para as necessidades de seus clientes

Para escolher uma plataforma, você deve analisar as funcionalidades do front-end, para assegurar uma boa usabilidade para o cliente. Para isso, precisa conhecer suas necessidades. Mais importante do que oferecer uma gama infindável de recursos, a plataforma deve disponibilizar funcionalidades que o cliente vai realmente usar e que facilitará sua usabilidade. Procure conhecer bem o seu público e sua jornada de compra, para que possa definir quais canais de comunicação e conteúdos devem ser criados.

Diversifique as formas de pagamento

Quanto mais bandeiras de cartões de crédito você disponibilizar em seu e-commerce, mais clientes você pode conseguir. As melhores plataformas de e-commerce do mercado já vêm integradas com gateways de pagamentos, que possibilitam que as compras sejam realizadas com cartões de crédito, cartões de débito, boleto e transferência bancária. O dinheiro das vendas cai diretamente na conta do dono da loja online.

Tenha opções variadas de frete e prazos de entregas

Também é recomendável que seu e-commerce tenha integração com os Correios e transportadoras diversas, para que sejam oferecidas opções de frete diversificadas e prazos de entrega flexíveis, de acordo com as necessidades e possibilidades dos clientes. Existem no mercado gateways de frete que oferecem diversas integrações com transportadoras, possibilitando ao e-commerce integrar com um número gigante de transportadoras, aumentando assim as opções para o cliente, bastando que o cliente apenas digite o CEP.

Escolha uma plataforma que facilite a gestão

Você deve atentar também para as funcionalidades administrativas do e-commerce, considerando os pontos relacionados à interface e ao administrador. Uma boa plataforma deve oferecer recursos que auxiliem o gerenciamento do e-commerce, fornecendo informações analíticas e ajudando a encontrar oportunidades de otimização.

O painel administrativo da plataforma deve ter boa usabilidade, facilitar a gestão dos pedidos, a criação de promoções e a oferta de descontos, otimizar o desempenho nos mecanismos de busca (SEO), possibilitar a integração com ferramentas de marketing. Também deve fornecer soluções de pagamento e logística, integração com sistemas de ERP e CRM, e possibilitar a elaboração de relatórios gerenciais completos.

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Pesquise exemplos de plataformas eficientes

Uma plataforma de comércio eletrônico pode otimizar e ampliar a eficiência de um negócio de modo ilimitado. Imagine, por exemplo, uma plataforma que permita que você tenha uma visão única do cliente em todos os canais. Ou um sistema centralizado de gerenciamento de pedidos e inventário que cumpra as ordens de todos os seus canais de vendas.

Uma plataforma eficiente também deve oferecer recursos que favoreçam o engajamento e a satisfação do cliente. Ela pode permitir, por exemplo, que você consulte o histórico de pedidos de um cliente assíduo para oferecer-lhe ofertas personalizadas e relevantes.

Como vimos, é muito importante que o empreendedor conheça muito bem como funciona o software de e-commerce, para que possa obter os melhores resultados com seu negócio virtual. Para isso, é recomendável a contratação de uma plataforma que forneça também consultoria para a sua empresa e lhe ajude a compreender o lado mais estratégico do e-commerce.

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Quer mais informações sobre os benefícios que um software de e-commerce eficiente pode trazer para a sua empresa? Entre em contato conosco e receba uma consultoria especializada.

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