Como a venda pela internet ajuda na expansão comercial do negócio?

Como a venda pela internet ajuda na expansão comercial do negócio?
4 min. de leitura

Você já parou para pensar como a venda pela internet pode ajudar na expansão comercial do seu negócio? Os números provam que o e-commerce tem sido um ramo em crescimento, como aponta a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) que indicou um avanço de 15% desse mercado, representando um faturamento de até R$69 bilhões para 2018.

O ambiente digital oferece possibilidades mais abrangentes que uma loja física e você certamente pode se beneficiar delas. Continue a leitura deste post e descubra como levar sua loja para o mundo online e expandir seus negócios.

Seu portfólio de produtos vai aumentar

O espaço físico de uma loja pode ser uma das grandes limitações para o portfólio de produtos. Muitas vezes o empreendedor tem o desejo de expandir a sua atuação comercial, mas não é capaz de fazer isso por não ter onde expor as novas mercadorias.

No meio virtual isso é bem diferente. Existem, inclusive, exemplos bastante expressivos de lojas virtuais que atuam apenas como intermediadoras entre pessoas vendendo produtos. Sites nacionais e internacionais como o Mercado Livre e eBay são um dos marketplaces que realizam isso de forma bastante eficiente e obtêm grande margem de lucro.

Não estamos sugerindo que você siga o mesmo caminho tomado por essas gigantes do e-commerce, mas que considere essa característica de autonomia em relação ao espaço físico como um grande diferencial positivo das lojas virtuais.

Isso significa que se você for capaz de entregar o produto no prazo prometido, você poderá atuar para muito além das dependências da sua loja ou do seu galpão de armazenamento. Não é à toa que por facilidades como essa o e-commerce tem crescido de forma tão expressiva, representando um excelente mercado a ser explorado pelas lojas físicas.

Venda 24h e de segunda a segunda

Uma loja física tem hora para abrir e para fechar por uma série de questões, que vão desde determinações legais sob o comércio até mesmo aspectos ligados à segurança e as condições de trabalho dos funcionários (inclusive relativas à remuneração).

Todos esses fatores que são limitantes e geram um ônus ao proprietário são inexistentes em uma loja virtual, já que você poderá vender 24 horas por dia e de segunda a segunda.

Seu e-commerce poderá ser acessado de manhã, tarde, noite e de madrugada e os produtos estarão disponíveis a todo o instante. Você não dependerá de um funcionário para fazer isso e nem terá que passar noites em claro por conta desse procedimento.

Além disso, estando no m-commerce, dedicado a atender os clientes que acessam sua loja por meio de telefones celulares e tablets, os desdobramentos são ainda mais positivos, já que esses dispositivos estão, literalmente, 24h com seus usuários.

Você está conseguindo vislumbrar as possibilidades de lucro que tudo isso que dissemos até agora oferece para o seu negócio? Então, continue lendo para se surpreender ainda mais!

Não tenha limites de alcance para a sua loja

Outro fator que é típico da internet é a superação de limitações geográficas em seus processos. Tal aspecto permite com que você não fique restrito à sua região ou à capacidade logística diretamente ligada à sua loja.

Isso permite até que você diversifique o seu público-alvo, já que não estará restrito às pessoas que passam por sua loja ou que de uma maneira ou outra podem ir até ela presencialmente. No meio virtual, pessoas das mais diversas idades e formação poderão estar em contato com a sua loja e fechando negócio com você.

Assim sendo, é possível cogitar até mesmo pensar em vendas além-mar e a outros estados e países vizinhos. Sites como o chinês Wish têm feito sucesso mundo afora e conquistado clientes de diversas nacionalidades por conta do baixo preço das mercadorias, ainda que demandem um prazo maior de entrega.

Se por acaso as suas ambições sejam expandir o negócio a esse ponto, é importante pensar mais uma vez em o quanto é vantajoso se estabelecer no meio virtual em vez de abrir uma nova loja física em outra cidade ou país. Se compararmos o custo-benefício entre essas estratégias, veremos que o e-commerce sairá na frente por sua praticidade, baixo custo e agilidade nos processos.

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Tenha mais lucro com promoção relâmpago

Se na loja física você tem que se desdobrar para conseguir realizar uma promoção relâmpago eficiente, trocando a etiqueta de preços do produto, elaborando um novo banner para anunciar aquele preço, atualizando o valor daquela mercadoria no sistema da loja e direcionando os funcionários a enfatizarem aquela promoção para os clientes, em um e-commerce basta atualizar os dados do produto e promovê-lo no site e demais canais da sua empresa.

Essa é outra facilidade disparadamente superior a toda a demanda requerida pelo comércio fora do ambiente digital. Até mesmo no momento de propagandear a sua promoção, o processo é mais barato e mais simples, sendo possível fazer tudo pelo computador por meio de anúncios pagos nas redes sociais e Google AdWords.

São inúmeras as possibilidades de expandir seu negócio no ambiente online por meio  das ferramentas digitais e redes sociais. Hoje, existem empresas no mercado especializadas na gestão de lojas virtuais e marketing digital  para e-commerces. São fornecedores capazes de prestar um excelente serviço e fazer com que você alcance os resultados almejados para o seu negócio em um prazo muito menor do que você pode imagina, pois são focados nesse nicho de mercado.

Caso tenha ficado animado com os números que mostramos na introdução, saiba que eles vão além daqueles R$69 bilhões iniciais. Em um nível global, de acordo com uma pesquisa da eMarketer, a projeção de crescimento para o e-commerce nos próximos anos considerado o período até 2020 é de US$ 4 trilhões. Surpreendente, não é mesmo?

Nenhum outro ramo promete tanta expansão comercial quanto o e-commerce e você deve estar atento a esses dados para realmente entender as possibilidades que o ambiente virtual oferece para seu empreendimento.

Quer saber mais sobre como as vendas pela internet podem ajudar na expansão comercial do negócio? Baixe o nosso guia de planejamento estratégico de marketing digital para e-commerce agora mesmo!

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