Como o Pix vai ajudar em seu e-commerce e aumentar suas vendas

Como o Pix vai ajudar em seu e-commerce e aumentar suas vendas
4 min. de leitura

Uma nova tecnologia chegou em 2020 para revolucionar o sistema de pagamentos no Brasil. A implementação do Pix leva as transações eletrônicas a um nível superior no quesito segurança, velocidade e praticidade.

E isso tem vínculo completo com o que mais pregamos para o sucesso de um e-commerce. Pagamentos via depósito bancário ou boleto estarão cada vez mais em desuso, e até mesmo o cartão de crédito pode vir a perder espaço -exceto para compras parceladas.

Se você não sabe o impacto que o Pix pode causar no e-commerce, e como pode virar um aliado de seu negócio, então acompanhe essa leitura e atualize-se conosco!

O que é o Pix

Não existem muitos mistérios sobre o que é o Pix, em sua natureza. Ele é uma criação do Banco Central do Brasil, e trata-se de um novo meio de pagamento, disponível para pessoas físicas e jurídicas. 

Tem como característica principal permitir a transferência de recursos de forma instantânea entre contas de qualquer instituição bancária ou de pagamentos, a qualquer momento da semana.

Isso quer dizer que não existe dia ou hora em que esse serviço esteja indisponível, e nem existem restrições ou taxas para utilização. Qualquer conta corrente, poupança ou de pagamento pré-paga pode realizar um Pix.

O que é PIX?

Como funciona o Pix no e-commerce

O pagamento pelo Pix funciona de forma simples. Para receber, a conta deve ter uma chave cadastrada, podendo ela ser:

  • Endereço de e-mail
  • Número de telefone celular
  • CNPJ ou CPF
  • Uma combinação aleatória gerada no app

Só que para fazer o pagamento, isso nem sequer é necessário. Basta ter um app, da instituição bancária ou de pagamentos, em mãos para selecionar a opção de realizar uma transferência ou pagamento via Pix.

Na Climba, também não existem segredos na hora de cadastrar sua chave Pix em nossa plataforma inteligente. Sem nenhum custo adicional, o cliente pode ativar o nosso app dedicado à função, podendo cadastrar até três chaves diferentes e até configurar um desconto especial para esse meio de pagamento. 

Ao escolher o Pix como forma de pagamento, o consumidor receberá as orientações em tela de como proceder. Ele poderá transferir o valor da compra para a chave disponível na tela, ou mirando a câmera no código QR que aparecer. Assim que o pagamento for feito, seu app bancário irá lhe notificar e você já saberá que pode prosseguir com o pedido.

Pix no ecommerce

Benefícios de usar o Pix

O Pix traz benefícios tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas, uma vez que as transações podem ser feitas entre amigos ou para pagar uma taxa governamental. No e-commerce, sabemos que a relação principal será entre clientes e lojistas, que irão receber o dinheiro na hora, sem precisar cobrar nenhuma taxa adicional do consumidor.

Bye bye boletos: transações instantâneas

O que isso significa é que boletos bancários vão cair em desuso, uma vez que grande parte dos boletos emitidos hoje já são pagos via internet banking. A vantagem aqui é que, ao invés de tirar o dinheiro de sua conta hoje, e ter o pagamento reconhecido em até três dias úteis, a validação poderá ser instantânea.

Isso porque em questão de segundos o dinheiro sai da conta do pagador e já chega na conta do recebedor. Traduzindo para o e-commerce: o cliente vai escanear o QR Code na tela, ou usar a chave da loja, e em instantes o lojista terá aquela compra paga.

Dessa forma, os processos poderão ser mais ágeis, encurtando o tempo entre a realização do pagamento e o recebimento do produto adquirido. Isso por si só já é um ótimo gatilho para o consumidor, que preza por prazos de entrega cada vez mais curtos e imediatos.

Boletos vão perder espaço para Pix

Menos burocrático que cartão de crédito, e mais seguro

Destronar o cartão de crédito ainda é um desafio, mas uma coisa é certa: o Pix tem muitos benefícios quando analisamos a ideia de fazer compras à vista pelo cartão de crédito.

Exceto se a intenção for acumular pontos pelo programa de fidelidade do cartão de crédito, ou se estiver contando com um dinheiro que ainda não tem em conta. Caso contrário, o Pix será prático e rápido como um pagamento no cartão de débito.

A vantagem é que todo mundo estará apto a usar o Pix, não precisando comprovar documentos ou renda para utilizar desse meio de pagamento. 

Além disso, mesmo sendo uma transação simples e tão rápida, ela consegue ser mais segura que transações via boleto ou cartão. As probabilidade de fraude são baixas, uma vez que o pagamento será reconhecido de forma imediata e sem chances de vir ou ir para outra conta.

Cartão de Crédito ou Pix? Nova forma tem vantagens

Fácil para o cliente pagar, e para o lojista receber

Como dito, o Pix não tem mistérios para nenhum dos dois lados envolvidos. Para pagar, só precisa ter um aplicativo de pagamentos com saldo suficiente para o pagamento à vista do valor. E para receber, basta ter uma chave cadastrada em sua conta de movimentação financeira, que também é zero burocracias.

Para integrar esse meio de campo, a Climba trabalhou e disponibilizou o app do Pix na plataforma de e-commerce inteligente. A cobrança é feita automaticamente quando o consumidor escolhe essa forma de pagamento.

Ainda existe a possibilidade de alterar pedidos já feitos onde optaram pelo pagamento via boleto ou cartão, mas que estão em status de “aguardando confirmação de pagamento”. Assim, você pode entrar em contato com um cliente que fez um pedido via boleto que ainda não foi pago, ou cartão, que ainda está em aprovação, e sugerir a troca para Pix, prezando pela velocidade da confirmação e andamento do pedido.

A praticidade da Climba para possibilitar o uso do Pix em seu e-commerce, somada à dinâmica desse meio de pagamento, irá trazer impactos nas conversões em seu e-commerce. Isso principalmente por observarmos que compras por boleto apresentam taxas preocupantes de desistência. 

Uma forma de pagamento que ativa o gatilho de imediatismo no cliente (pagar agora e receber seu produto mais rápido) é o que qualquer e-commerce precisa para otimizar seus resultados. Por isso, estamos prontos para melhorar seu desempenho com esse novo recurso na economia brasileira.

Transforme seu e-commerce em uma máquina de verdade para as vendas online. Converse com os consultores da Climba agora!

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>