Aprenda a fazer a Gestão de Estoque no E-commerce com essas dicas!

Aprenda a fazer a Gestão de Estoque no E-commerce com essas dicas!
4 min. de leitura

A gestão de estoque no e-commerce é um ponto crucial para o sucesso do seu negócio. Você precisa saber quantos e quais produtos estão guardados para identificar o que a sua loja virtual pode vender, quando deve comprar reposições e quando deve fazer promoções para liberar o estoque parado.

Assim, você consegue manter o controle e evitar a escassez ou o acúmulo de produtos, que só trazem prejuízos. Produtos encalhados geram depreciação essa consequência significa que você está deixando de ganhar. Por outro lado, itens em falta podem gerar frustração para o cliente, que não encontra os produtos na sua loja, ou até efetua a compra, mas não recebe.

Aprenda a fazer a Gestão de Estoque no E-commerce com essas dicas!

Por isso, é preciso entender como fazer a gestão de estoque no e-commerce, que tem algumas diferenças em relação ao varejo físico. Quer saber mais? Veja agora algumas dicas importantes para isso:

Crie processos para a gestão de estoque no e-commerce

O que a sua equipe deve fazer quando novos produtos chegam à loja? Como os produtos devem ser cadastrados no software de gestão do e-commerce? E como deve ser feito o registro das vendas para dar baixa no estoque?

Essas são algumas questões que você precisa padronizar na gestão de estoque no e-commerce. Criar processos para o registro das movimentações e para o cadastro dos produtos ajuda a manter a organização, independentemente de quem faça o procedimento.

O ideal é cadastrar todas as informações com um formulário padrão. Identifique o tipo de produto, tamanho, peso, quantidade, marca, fornecedor, data de entrada e, quando o sistema permitir, use também fotos.

A intenção é que quem consulte o cadastro de produtos possa identificá-los sem precisar ir pessoalmente até o estoque ― o que é imprescindível em uma operação virtual. Além disso, essas informações também podem ser integradas ao software do e-commerce para oferecer informações completas ao cliente na loja virtual.

Prepare o estoque para as datas de maior volume de vendas

Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal. Todas essas datas costumam ter uma grande movimentação no comércio, tanto físico quanto eletrônico. Nessas épocas, então, você deve se preparar para receber um grande volume de visitantes e, se tudo der certo, um aumento de pedidos na sua loja virtual.

Então, é preciso garantir que os produtos anunciados tenham disponibilidade para os clientes e sejam entregues dentro do prazo prometido.

Portanto, o estoque deve estar preparado para atender essa demanda. Com uma boa gestão de estoque no e-commerce, você consegue identificar se tem produtos suficientes para a demanda, quais itens precisa repor e com quais pode fazer promoções para “desencalhar”.

Estude as demandas do seu público

Uma boa gestão de estoque no e-commerce também tem tudo a ver com planejamento de compras. A intenção é adquirir os produtos certos, que o seu público tem interesse em comprar, e na quantidade certa, que atenda as demandas, mas também não gere muitas sobras.

Por isso, você precisa ter um entendimento profundo sobre os interesses e o comportamento de compra dos seus clientes. Observe, analise dados e faça pesquisas para entender quais produtos eles mais gostam, qual é a recorrência de compra, em quais épocas do mês ou do ano costumam comprar.

Em datas comerciais, como as que citamos no tópico anterior, também é importante identificar quais produtos serão mais procurados, como artigos femininos no Dia das Mães ou itens com maiores descontos na Black Friday.

Dessa forma, você consegue fazer um planejamento de compras mais eficiente para obter os níveis ideais de estoque de cada produto.

Contrate fornecedores confiáveis

A gestão de estoque no e-commerce inclui o controle sobre a entrada de produtos e matérias-primas entregues pelos fornecedores. Então, se você trabalha com um fornecedor que atrasa entregas ou fura algum serviço contratado, todo o seu planejamento fica prejudicado e pode respingar na ponta final: na experiência do cliente com a sua loja.

Por isso, é importante trabalhar com fornecedores confiáveis, que sejam parceiros do seu negócio. Antes de contratar um fornecedor, investigue a reputação da empresa no mercado, as possíveis reclamações de clientes e como lidam com os prazos.

Além disso, certifique-se também de que ele será capaz de atender o seu negócio em épocas de grande volume de vendas. Imagine o período de vendas de Natal, por exemplo, que exige um parceiro ao seu lado para atender uma alta demanda.

Registre todas as movimentações em um software

Toda e qualquer movimentação ― seja de entrada de mercadorias ou de venda de produtos ― deve ser registrada. Caso contrário, você pode vender um produto no e-commerce e, quando for separá-lo para entrega, perceber que ele está em falta. E o cliente, como fica? Frustrado e insatisfeito com a sua loja.

Diante da quantidade de produtos de um e-commerce e da movimentação que ele pode gerar, não há como evitar: uma gestão de estoque eficiente depende de uma ferramenta automatizada.

Já imaginou fazer todo esse trabalho no caderninho ou nas planilhas de Excel? As chances de erros e esquecimentos no cadastro de produtos e no registro de pedidos seriam gigantes, além de prejudicar a agilidade das suas operações.

Por isso, softwares que ofereçam funcionalidades de gestão de estoque são essenciais. Eles devem oferecer um cadastro completo dos produtos, o registro automático de entrada e saída de itens, o controle do valor total investido em estoque, entre outras funções.

Agora, se você quer uma ferramenta para fazer uma melhor gestão de estoque no e-commerce, conheça o Idcommerce, criado pela Idealize Tecnologia. Além de possibilitar a gestão completa da sua loja virtual, esse software é capaz de integrar os estoques de diferentes canais de venda.

Assim, os produtos cadastrados na loja física são enviados para o cadastro da loja online, enquanto os pedidos são importados do e-commerce para o sistema da loja física para dar baixa no estoque ― tudo automaticamente.

Então, quer conhecer melhor essa solução para facilitar a gestão de estoque do seu negócio? Conheça agora o Idcommerce e conte com a equipe da Idealize Tecnologia em todos os passos para alcançar o sucesso com o seu e-commerce!

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