Como controlar o estoque da loja virtual

Como controlar o estoque da loja virtual
3 min. de leitura

Controlar o estoque loja virtual pode parecer uma tarefa difícil, mas com a prática e a ferramenta certa essa rotina se torna mais simples.

Aliás, tenha sempre em mente que existem duas características básicas de um bom estoque: ter a quantidade de produtos suficientes para atender a demanda de seus clientes e não ter produtos em excesso para que o dinheiro investido não fique parado. 

Sendo assim, confira três dicas práticas de controle de estoque da loja virtual:

 

1. Crie um procedimento padrão para cadastrar os produtos e registrar o movimento do estoque

Esta dica vale ouro, pois sem a padronização, o controle do estoque fica confuso e pode causar prejuízos à loja virtual e à experiência de compras do cliente.

Mas o que isso quer dizer? Padronizar significa criar procedimentos para que você e os seus colaboradores saibam exatamente como cadastrar novos produtos e como registrar a movimentação deles no sistema de gestão utilizado.

O objetivo é realizar uma consulta rápida de estoque sem precisar se deslocar pessoalmente até ele, e, ainda, integrar esses dados ao software que você utiliza para conseguir fornecer informações mais detalhadas aos seus clientes, agilizando o atendimento. 

Na prática, crie um formulário padrão, no qual é possível identificar:

  • produto;
  • categoria de produto;
  • marca;
  • fornecedor;
  • tamanho;
  • peso;
  • quantidade;
  • data de entrada;
  • fotos (se o sistema que você utiliza permitir). 

Saiba mais: Inventário de estoque – o que é e como fazer?

 

2. Utilize dados para saber a quantidade de produtos que deve estar disponível no estoque

Você já ouviu falar que os dados são os ativos mais importantes das empresas? Pois isso é um fato, já que eles nos fornecem informações valiosas e que facilitam o planejamento das lojas virtuais.

Nesse caso, uma dúvida que muitos lojistas virtuais têm está em relação a quantidade de produtos de cada categoria que eles devem manter em estoque. 

Não existe uma resposta pronta; isso vai depender do tipo de produtos que você vende, do volume mensal de vendas, dos períodos de maior e menor faturamento, etc. 

Mas existem duas dicas que você pode seguir para ajudar a controlar o estoque da loja virtual com a quantidade certa de produtos:

 

  1. Fique atento ao histórico de vendas da sua loja virtual

Segmente essa quantidade de vendas em volumes diários, mensais e trimestrais para te ajudar a identificar os picos e as épocas de baixa. Nos picos, quantos e quais produtos foram mais vendidos? Faltou estoque? Dessa forma, é possível planejar o abastecimento do estoque antes da alta temporada, e, ainda, pensar em estratégias de promoção nos períodos de vendas baixas. 

 

2. Identifique as tendências de crescimento de clientes

Quais são as tendências de consumo do seu nicho de atuação? Você está realizando alguma estratégia de marketing para aumentar o número de clientes? Como foi o crescimento de clientes nas ações anteriores? Com base nesses dados, também é possível determinar um volume de segurança para o estoque da sua loja virtual para evitar situações imprevisíveis. 

Ah, e uma dica extra: não se esqueça de também planejar a compra dos itens de embalagem dos produtos durante as altas temporadas de vendas. Caixas, plástico bolha, papel para imprimir a nota fiscal, brindes, etc. 

Saiba mais: Como evitar a falta de produtos no estoque no momento da compra pelo cliente?

 

3. Invista em um software que automatiza a gestão do estoque de sua loja virtual

Se o software de gestão da sua loja virtual está deixando a desejar no quesito controle de estoque, então é hora de repensar esse investimento.

Toda e qualquer movimentação de mercadorias e vendas precisa ser registrada – e para isso, é necessário investir em automatização em sua loja virtual. Nada de caderno ou de planilha Excel, pois isso pode aumentar a chance de erros ou esquecimentos.

Mas o que um bom software de gestão de estoque precisa ter? Eis alguns exemplos de funções:

  • Cadastro completo dos produtos;
  • Registro automático de saída e entrada de produtos;
  • Controle do valor investido no estoque;
  • Informações sobre a disponibilidade de itens;
  • Integração do estoque da loja física e da loja virtual (caso você tenha os dois tipos de empreendimentos). 

E então, depois dessas dicas ficou mais fácil controlar o estoque da loja virtual? Agora o próximo passo é conhecer como funciona a plataforma Climba, que além de automatizar o controle do estoque, também oferece outras funções para você aumentar as suas vendas!

Veja mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma Climba e conheça os nossos planos.





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