Excelentes dicas para melhorar a embalagem dos seus pedidos e diminuir o número de reclamações

Excelentes dicas para melhorar a embalagem dos seus pedidos e diminuir o número de reclamações
5 min. de leitura

Comprar pela internet já é um hábito na vida de muitas pessoas, no entanto, nem sempre as encomendas chegam como deveriam. Saiba como acondicionar corretamente os produtos para envio e evite dores de cabeça com encomendas danificadas.

Idealize Tecnologia - A encomenda chegou danificada Não faça isso com o seu consumidor (8)

As compras pela internet já são uma constante na vida das pessoas, cada dia que passa, mais adeptos se juntam a causa e com isso o volume de mercadorias transportadas pelos Correios aumenta significativamente. O crescente aumento de encomendas, acarreta em um novo problema: o acondicionamento desses produtos da forma inadequada, que acaba danificando o produto, consequentemente o número de reclamações aumenta também.

Para quem recebe o produto dafinicado é uma grande dor de cabeça, pois além de não poder usufruir do objeto, terá que fazer a devolução e aguardar o envio do novo produto pelo fabricante ou distribuidor. Da mesma forma, para o fabricante é um custo desnecessário, ocasionado por um “detalhe” na hora do envio, ou seja, ambos perdem.

Sendo assim, o site dos Correios decidiu criar uma matéria que exemplifica a melhor forma de acondicionar diversos tipos de produtos, abaixo trouxemos os pontos mais importantes dessa matéria:

1. Objetos de vidro e outros objetos frágeisBasic RGB1- Embrulhe cada item individualmente com: uma folha de jornal, papelão corrugado ou plástico bolha;
2- Coloque os itens dentro de uma caixa de papelão, madeira ou metal;
3- Para limitar o movimento dos objetos, preencha os espaços vazios entre os itens e entre as paredes da caixa com papel, isopor ou outra substância protetora e absorvente
– Se for jornal, faça bolas de papel para forrar a caixa e apoiar os objetos.
Ainda, antes de fechar coloque mais bolinhas de jornal entre os objetos e a tampa da caixa para evitar a pressão de outras caixas no empilhamento.
Obs.: Caso esteja reutilizando caixa de outras mercadorias, embrulhe a caixa com papel liso e resistente.
4- Feche bem a caixa com fita adesiva. 5- Fixe a etiqueta com o destinatário e pronto.

[rock-convert-cta id=”4611″]

2. Objetos que não podem amassar (mapas, cartazes, etc.)Basic RGB1- Coloque o item que não pode amassar entre duas folhas de papel mais grosso (com gramatura maior).
2- Enrole o item entre duas folhas de papel grosso (kraft ou cartão).
3- Prenda o conjunto com fita adesiva, com cuidado para não colar o item.
4- Coloque o conjunto dentro de uma caixa de papelão ou outro material resistente a impactos (ex.: madeira ou metal), e preencha os espaços vazios entre os itens e entre as paredes da caixa com papel ou isopor, para limitar o movimento dos objetos.
5- Feche bem a caixa com fita adesiva.
6- Embrulhe-a com papel liso e resistente e fixe a etiqueta com o seu endereço e o endereço do destinatário na maior face da caixa.
Obs.: Você também pode enviar desenhos, plantas, telas, objetos que não podem dobrar ou amassar, em um tubo (ou caixa em forma de prisma) confeccionado em papelão, PVC ou outro material resistente a impactos. Feche o tubo com tampa ou papelão liso e resistente, fixando a etiqueta com o seu endereço e o endereço do destinatário.Basic RGB3. Objetos flexíveis que podem amassar (tecidos, roupas, borrachas, etc.)Basic RGBObjetos flexíveis que podem amassar (tecidos, roupas, toalhas, etc) podem ser enviados em caixas ou sacos plásticos resistentes. Na falta de caixa de papelão apropriada para o envio de mercadoria, poderá ser feito pacote ou embrulho.
1- Empilhe todas as peças a serem embrulhadas.
2- Embrulhe as peças com papelão, papel pardo ou plástico e feche bem com fita adesiva.
3- Coloque seu endereço e o endereço do destinatário na maior face do embrulho e, se preferir, amarre com barbante para garantir a unidade do embrulho.

4. Objetos pontiagudos ou cortantesBasic RGBOs objetos cortantes ou pontiagudos (ferramentas e utensílios cortantes ou perfurantes como facas, garfos, tesouras, etc.) deverão ter as pontas e os gumes convenientemente resguardados.
1- Embrulhe as pontas e os gumes com plástico-bolha, papel ou jornal
Obs.: Reforce o embrulho com fita adesiva.
2- Coloque o item dentro de uma caixa de papelão ou outro material resistente a impactos (ex.: madeira ou metal)
3- Preencha os espaços vazios entre os itens e entre as paredes da caixa com papel picado, bolas de jornal, serragem, isopor ou outra substância protetora e absorvente, para limitar o movimento dos objetos.
4- Feche bem a caixa com fita adesiva.
5- Embrulhe-a com papel liso e resistente e fixe a etiqueta com o seu endereço e o endereço do destinatário na maior face da caixa.

5. Objetos longos até 105 cmBasic RGBObjetos longos devem estar protegidos por material rígido que impeça o objeto de ser dobrado acidentalmente.
1- Envolva o objeto com papelão ou outro material resistente
2- Prenda-o com fita adesiva reforçada em várias tiras.
3- Coloque duas peças de madeira e prenda o conjunto com fita adesiva reforçada.
Obs.: A madeira deve ser mais longa e mais larga que o objeto, mas não pode ultrapassar o limite de 105 cm.
4- Envolva o conjunto com papelão e prenda com fita adesiva;
5- Embrulhe-o com papel liso e resistente e fixe a etiqueta com o seu endereço e o endereço do destinatário na maior face do pacote.

6. Líquidos e substâncias facilmente liquidificáveisBasic RGBLíquidos e substâncias facilmente liquidificáveis devem ser duplamente embalados para evitar o extravasamento do conteúdo.
1- Coloque a substância em um recipiente hermeticamente fechado (garrafas, frascos, potes, caixas, etc.). Feche bem e sele a tampa com fita adesiva.
2- Coloque-a dentro de outro de recipiente impermeável e resistente a impactos (uma lata de metal, por exemplo)
3- Preencha os espaços vazios com serragem, espuma, papel picado ou outro material absorvente em quantidade suficiente para absorver toda a substância em caso de rompimento ou vazamento. Após, feche o recipiente e vede-o com fita adesiva reforçada.
4- Coloque-o em uma caixa de papelão ou embrulhe-o com papel liso e resistente.
5- Fixe a etiqueta com o seu endereço e o endereço do destinatário na maior face do pacote.

7. Pós, pequenos grãos e substâncias gordurosas dificilmente liquidificáveis (ex.: Sabão mole, ungüentos, resinas)Basic RGBAssim como os líquidos, devem ser duplamente acondicionados.
1- A função da primeira embalagem é evitar a entrada ou perda de umidade. Pode ser um saco plástico, caixa de metal, madeira ou papelão com proteção impermeável.
2- A segunda embalagem tem a função de proteger o rompimento da primeira e a fuga do conteúdo. Pode ser uma caixa de papelão ou outro material resistente a impactos.
Obs.: Após acondicionar o produto, feche bem a caixa com fita adesiva.
3- Embrulhe-o com papel liso e resistente e fixe a etiqueta com o seu endereço e o endereço do destinatário na maior face do pacote.

Enfim, o acondicionamento dos produtos de forma correta, ajuda a preservar sua integridade, evitando custos adicionais com reposições de itens. Além disso, o próprio correio, não disponibiliza tratamento especial para o transporte de objetos frágeis, portanto a embalagem utilizada deverá garantir a segurança interna da encomenda.

Para você, dono de uma loja virtual, estes cuidados com o produto não são apenas por conta do gasto do envio de uma nova encomenda, mas sim porque a entrega é um ponto muito importante de contato com o cliente. Em grande parte, o processo de entrega reflete diretamente na qualidade e confiança na sua empresa. Sendo assim, valorize as dicas, e mantenha-se sempre atualizado!

Grande abraço e até a próxima!

[rock-convert-cta id=”4594″]

Fonte: Correios

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>