Não sabe como controlar o estoque do seu e-commerce? Aprenda a melhorar sua gestão.

Não sabe como controlar o estoque do seu e-commerce? Aprenda a melhorar sua gestão.
4 min. de leitura

Botar uma loja no ar, com tudo cadastrado e funcionando é a parte legal de um negócio online. Vender, então, melhor ainda. Ver tudo rodando e dando certo traz a sensação de que seu e-commerce está pronto para alcançar os voos mais altos. Mas se você achou que era só isso e correr pro abraço, então você esqueceu de que precisa se atentar à gestão de estoque para não acabar fazendo vendas de produtos que estão em falta ou que sequer irão chegar para seus clientes.

Por isso, a gestão de estoque é peça fundamental para que seu negócio funcione e esteja sempre no caminho do sucesso. É a etapa que mais diz respeito à sua organização como lojista, e envolve diversos fatores que devem ser acompanhados e receber sua constante atenção. Dessa forma, é de extrema importância que você esteja inteirado das condutas mais recomendadas para gerir os produtos armazenados que esperam por suas vendas.

Quais as melhores práticas para controlar meu estoque?

Se você quer otimizar o uso de seu tempo, energia e, principalmente, dinheiro, então antes de começar a vender em sua loja online, você precisa estabelecer como seu estoque vai funcionar. Isso vale tanto para quem tem uma loja física e compartilha os produtos com a loja virtual, ou não. As atenções e cuidados são iguais.

ebook gestão de estoque: tudo o que você precisa saber

Além de falarmos mais sobre as melhores e mais recomendadas práticas, a Climba também disponibiliza o eBook gratuito, com um material rico em dados, informações e orientações sobre uma gestão de estoque descomplicada, dinâmica e que ajude no sucesso de seu negócio. Você pode acessar e fazer download dele sem precisar pagar nada, clicando aqui.

Controle tudo o que entra e sai de seu estoque

Esteja sempre atento a qualquer atualização que tiver em seu estoque. Qualquer compra de produtos deve ser registrada, e qualquer saída também. Só dessa forma você saberá quando um produto está realmente perto de acabar ou esgotado, e poderá inclusive observar o que está com maior demanda ou não.

Antigamente, isso era controlado em cadernetas, mas hoje, com toda tecnologia que possuímos, até mesmo as planilhas parecem defasadas. Com a possibilidade de utilizar sistemas de gestão, basta atualizar os dados conforme as movimentações são feitas e você terá clareza destas informações de maneira prática e dinâmica.

Acompanhe de perto seus fornecedores

O bom relacionamento com seus fornecedores será uma mão na roda para que você esteja sempre atualizado dos prazos para entrega de suas reposições. O constante contato com quem distribui os produtos que serão vendidos em seu e-commerce também lhe mantém preparado em relação ao preço. 

Ter a noção de prazos e preços dos fornecedores disponíveis permite que você se antecipe e negocie com eles, ou troque de distribuidor para conseguir melhores valores e datas mais adequadas para suas necessidades.

Crie rotinas e siga elas

Nem todo mundo gosta de rotinas, mas para um negócio funcionar de verdade, elas são fundamentais. Sejam elas diárias, semanais ou mensais, é importante você seguir um passo a passo frequente para conferir se tudo em sua empresa está certo. 

Quando o assunto é gestão de estoque, a definição de uma política é o segredo para minimizar gastos surpresa de tempo e dinheiro. Por isso, uma revisão e avaliação frequente do seu inventário deve ser feita, assim como uma definição interna de quando serão realizados os pedidos e as quantidades que serão adquiridas. Tudo isso vai ajudar, inclusive, no marketing de seu negócio, permitindo planejar promoções como queimas de estoque.

Reponha sempre com antecedência

Defina uma margem de segurança, um alerta de quando seu estoque está prestes a acabar. Dessa forma, você estará sempre à frente dos hábitos de seu público, garantindo que aquele seu produto que é sucesso de vendas nunca fique em falta.

Para isso, você precisa conhecer a demanda de saída de cada produto, e saber qual será a margem de tolerância de baixo estoque que você pode ficar enquanto aguarda a chegada da nova remessa. Caso você cumpra as práticas mencionadas anteriormente, será fácil para você controlar e lidar.

Não faça vendas de produtos sem estoque

Esse é um verdadeiro conselho, talvez um dos mais importantes, pois vender sem estoque é uma má prática e que aumenta de forma considerável as chances de uma grande dor de cabeça no seu negócio e insatisfação para seu cliente.

Com a ausência do produto vendido em seu estoque, o prazo será incerto e propenso a grandes alterações, podendo render incomodação para seu cliente, que comprou na expectativa de receber dentro da data prometida. Caso seu fornecedor não cumpra com as previsões que você trabalha, vai virar um efeito dominó, e pode acabar em um pedido cancelado (ou vários) e uma mancha na sua reputação online -afinal, abre margem para reviews negativos em sua loja, redes sociais ou sites de reclamações.

Automatize o máximo possível, com sistemas de gestão – ERP

Todos as práticas mencionadas acima podem ser facilitadas com um e-commerce já integrado a um sistema “Enterprise Resource Planning”, ou seja, de Planejamento de Recursos Empresariais. Como mencionado no primeiro ponto, você pode utilizar um sistema para cadastrar cada item de seu estoque, mas fazer o controle de cada saída e atualizar cada produto pode ser algo automatizado se sua loja virtual tiver vínculo direto com o sistema utilizado para gerenciar seu inventário.

Além disso, torna-se muito mais fácil e claro a compreensão das necessidades prioritárias de reposição, como quais produtos devem ser repostos com mais frequência e quais já estão próximos do limite de tolerância (como falamos um pouco acima). 

Otimize seu e-commerce com Climba

Com a integração de sistemas de gestão – ERP com seu comércio online, você ganha mais tempo para engajar suas energias em estratégias para impulsionar as vendas de seu negócio, e ainda fica seguro quanto ao estoque de seus produtos, já que ter acesso a essas informações torna-se mais fácil e prático e o risco de ficar sem itens disponíveis no susto é minimizado.

A Climba disponibiliza mais de trinta integrações com sistemas de gestão, e ajuda as empresas a tornarem a gestão de seu estoque ainda mais dinâmico e inteligente. Graças aos nossos especialistas em integrações e e-commerce. Sua loja virtual deixa de ser uma preocupação e vira a razão de sua satisfação profissional quando é otimizada pela Climba!

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