O que é um site responsivo? Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado

O que é um site responsivo? Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado
3 min. de leitura

Entenda como o Design Responsivo pode ser a chave para o futuro da sua empresa, vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado. Mais importante que ter bons produtos à venda, é fazer o consumidor chegar ao seu produto, para isso, é vital que você proporcione aos seus usuários uma experiência completa e única.

mocl
Você já reparou a quantidade de pessoas que utilizam smartphones no mundo? Seja no caminho para o trabalho, ou nos momentos de lazer, a grande maioria das pessoas mantem-se conectadas a tudo o que acontece no mundo.

Podemos dizer que desde o surgimento destes aparelhos estamos experimentando um “BOOM” em design mobile, em projetos de sites, lojas virtuais, em experiências voltadas as novas tecnologias, e claro, estamos criando padrões e tendências para melhorar ainda mais este mercado.

Sabendo disso, é essencial que seus clientes consigam navegar no seu site de forma agradável, de qualquer lugar e principalmente em qualquer resolução, seja Desktop, celular ou tablet. Para atender essa necessidade é que temos o chamado Design Responsivo.

O que é Design Responsivo?

É a “adaptação de uma interface a qualquer resolução de tela, adaptando a experiência de navegação de acordo com as necessidades dos usuários e também de cada tipo de mídia. Podemos dizer que ele é o melhor amigo da experiência do usuário.” Andrea Pacheco.

default_0238wide

Para entender melhor o conceito, vamos fazer uma rápida experiência, tente diminuir muito a janela desse site. Isso mesmo, clica lá em cima no ícone de “maximizar” e vai reduzindo o tamanho da janela.

Reparou como o conteúdo se reorganizou de acordo com o tamanho do navegador? Quando a janela está pequena, as imagens, textos e demais elementos se organizam de forma diferente, aproveitando melhor o espaço disponível. Se você acessar de um smartphone ou tablet, notará ainda mais adaptações.

Isso acontece, porque todos os elementos foram pensados para melhorar a sua experiência durante a navegação no nosso site, esse é o conceito de Design Responsivo.

Idealize Tecnologia - Seu site ainda não é responsivo Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado (1)

Qual a importância do Design Responsivo? E porque devo utilizá-lo?

No Brasil, atualmente, são 283,4 milhões de aparelhos celulares no Brasil, destes, mais de 100 milhões utilizam a internet via celular e esse número cresceu aproximadamente 65% em apenas 1 ano.

Mobile ultrapassa o desktop

Os aparelhos celulares já ultrapassam o PC e são os dispositivos mais utilizados para acessar a internet pela maioria dos usuários.

Veja alguns outros números:

Idealize Tecnologia - Seu site ainda não é responsivo Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado (4)
O Brasil registra quase 276 milhões de acessos mobile;

Idealize Tecnologia - Seu site ainda não é responsivo Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado (3)
Sete em cada dez usuários que acessam sites via celular, esperam no máximo cinco segundos para a página abrir;

Idealize Tecnologia - Seu site ainda não é responsivo Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado (5)
Até a metade de 2015 a maioria dos sites serão acessados por dispositivos móveis;

Idealize Tecnologia - Seu site ainda não é responsivo Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado (6)
O valor médio das compras via mobile, chega a 13% a mais do que as compras feitas pelo computador;

Idealize Tecnologia - Seu site ainda não é responsivo Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado (2)
A cada dez usuários que tiveram dificuldade em acessar um site mobile, quatro cogitaram a possibilidade de tentar novamente;

Idealize Tecnologia - Seu site ainda não é responsivo Entenda como as empresas estão vendendo mais e ganhando visibilidade no mercado (7)
Mais de 15% das transações do Mercado Livre na América Latina tem origem mobile.

Além disso, a Google aponta que 61% dos visitantes de uma página não responsiva, retornam para página de pesquisa, para buscar por outro site que possibilite uma melhor visualização do conteúdo.

Portanto é vital para as empresas, acompanharem o fluxo de conteúdo, tornando seus sites fáceis de serem visualizados, em qualquer tamanho de tela e em qualquer dispositivo.

Ainda segundo a página de ajuda do Google para design em smartphones, a recomendação é a seguinte:
“Google recomenda que os webmasters sigam a melhor prática da indústria usando design responsivos, oferecendo o mesmo código HTML para todos os dispositivos e usando apenas media queries de CSS para decidir como a informação deve ser renderizada.”

E quais são os benefícios do Design Responsivo?

Além de deixar o usuário mais confortável, durante a navegação no seu site, layout com design responsivo ganha destaque no engajamento dos mecanismos de busca (SEO).

Como assim?

Imagine que para seu site ser o primeiro colocado na página de pesquisa do Google, ele será submetido a uma série de avaliações, e vai ganhando pontos à medida que o Google analisa e confirma a existência destes pré-requisitos.

O Google acaba rebaixando a posição dos sites em pesquisas feitas através do celular se o site não tiver uma versão mobile, nesse caso, grande parte do seu público não encontrará seu site nas pesquisas do Google sem uma versão responsiva.

Uma última coisa…
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o design responsivo, que tal conferir na prática, outros sites pensados para facilitar a navegação do usuário?
reposicao-online-idealize-tecnologia
Reposição Online   http://www.reposicaoonline.com.br/

site-responsivo-idealize-tecnologia2

Se você gostou do nosso post, deixe um recado ou entre em contato conosco, clicando aqui. Quem sabe suas ideias não aparecem aqui na próxima postagem?

Referências:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>