10 dicas de como melhorar as conversões de seu produto com o Score da Climba!

10 dicas de como melhorar as conversões de seu produto com o Score da Climba!
7 min. de leitura

Quando você começa a vender pela internet, sua expectativa é de alcançar conversões que levem seu negócio para os melhores caminhos. Mas, isso não é exatamente algo fácil, e pode inclusive frustrar muitos comerciantes no e-commerce.

Só que vender online não precisa ser motivo para frustração, e nem deve. Quando você inicia seu e-commerce com a Climba, pode descobrir uma nova forma de fazer vendas pelo comércio eletrônico, de um jeito descomplicado e direcionado para o crescimento de seu empreendimento.

Isso porque a Climba é uma plataforma de e-commerce inteligente, criada e otimizada constantemente com base em nossos 10 anos de experiências com vendas online. Um desses frutos é o sistema de pontuação que avalia o potencial de cada produto cadastrado para conseguir mais conversões: o Score de Conteúdo.

O que é o Score de Conteúdo da Climba

Uso do Score de Produtos da Climba na tela de Alteração Rápida de Cadastro

Em 2020, identificamos a necessidade de criar uma tela mais dinâmica para a alteração dos cadastros dos produtos. Era preciso focar nos detalhes que possuíssem maior influência no conteúdo e pudessem ajudar no aumento da taxa de conversões no e-commerce. Foi a partir disso que criamos a Tela de Alteração Rápida.

Dentro dela, inserimos o método de pontuação que avalia os itens mais relevantes nesse aspecto:

  • Título
  • Descrição
  • Quantidade de fotos
  • Qualidade das fotos
  • Quantidade de vídeos

Cada item recebe avaliações que vão de 0 a 5, com a nota máxima indicando que o campo cumpre os requisitos ideais para alcançar bons resultados. Isso significa que o cadastro terá mais argumentos de vendas quando receber visitas, e que poderá atingir um melhor posicionamento orgânico do produto nos mecanismos de busca, no ponto de vista de SEO. 

A nota final de cada produto será exibida em diversas telas da plataforma da Climba. Você tem ciência sobre os produtos da sua loja que precisam de revisão para alcançarem pontuações melhores com o Climba Everest. Já os relatórios de curva ABC ajudam a visualizar quais produtos você deve usar em suas estratégias de marketing, considerando estoque e quantidade de vendas.

Como o Score de Conteúdo da Climba ajuda meu e-commerce

Vendas online feitas por ecommerce Climba

Avaliando título, descrição, fotos e vídeos, o Score da Conteúdo vai entregar uma avaliação geral do potencial que o produto tem para converter.

Por exemplo, um produto que tenha um cadastro sem bom conteúdo, com poucas fotos, sem vídeos, uma descrição curta e um título ruim, terá pontos negativos como alternativa na jornada de compra de seu consumidor.

Já um produto que está com uma avaliação acima de 4 no Score é potencialmente um poderoso gerador de conversões. Isso porque todo esse conteúdo aumenta a credibilidade e autoridade na página do produto, atendendo as expectativas do visitante e podendo, inclusive, superá-las. E um visitante satisfeito com o que vê, é um visitante mais inclinado a clicar no botão de “comprar” e gerar mais uma venda para seu e-commerce.

Dicas para aumentar as conversões de seus produtos com o Score da Climba

Agora que você sabe da importância do Score de Conteúdo, é hora de desvendar as melhores práticas e maneiras de utilizar esse recurso, que é uma exclusividade da Climba para os lojistas que buscam as melhores conversões no e-commerce.

Inclusive, para entender melhor cada tópico do Score de Cadastro, recomendamos a leitura de nosso post Cadastro de Produtos: otimize agora e venda mais!

Identifique os produtos com Score baixo

Você pode realizar essa primeira etapa de uma maneira fácil através do painel Climba Everest, um recurso exclusivo da Climba para encurtar etapas do lojista. Na seção “Produtos”, ele irá informar, dentre todos os seus cadastros, quantos dos mais relevantes estão com Score abaixo de 4.0.

Priorize produtos que pertencem ao seu TOP 10 em vendas ou que estejam na curva A por valor ou quantidade vendida. Com um conteúdo mais rico, os cadastros desses produtos tem potencial para vender ainda mais e melhorar o seu faturamento.

Configure variáveis de título

Uso do Gerador de Títulos na Tela de Alteração Rápida de Produto para melhorar o Score de Cadastro e as conversões pela Climba

O aplicativo Gerador de Títulos se divide em duas telas importantes que ajudam na criação dos títulos para seus produtos, de forma otimizada, organizada e inteligente.

Primeiro, acessando as configurações do aplicativo, é possível ver a tela de Cadastro de Categorias, onde a opção Sugestões de Títulos permite a criação das variáveis que vão ser utilizadas na tela seguinte. Recomendamos que as categorias criadas aqui correspondam com o cadastro de seus produtos, por exemplo:

  • Categoria
  • Marca
  • Cor
  • Tamanho

Na tela de Alteração Rápida do cadastro você pode utilizar a opção “Gerar Título” ao lado do campo que recebe o nome do seu produto. Assim, você pode montar títulos com as opções de sugestões exibidas. E tudo isso ajuda na dica seguinte. 

Siga um padrão nos títulos de seus produtos

Para que um cliente se encontre dentro de uma loja virtual, uma coisa é fundamental: clareza nas informações. Se isso não está presente nem nos títulos dos produtos, já é um mau sinal para o visitante, que terá problemas em encontrar o que procura ou ficará confuso com o que é informado nas seções.

Com a ajuda do Gerador de Títulos, você poderá criar um padrão de nomenclatura, que obedece às orientações do Score da Climba para alcançar uma alta avaliação. Além disso, um exemplo de títulos com variáveis organizadas ficaria:

“Categoria” + “Marca” + “Cor”
 Tênis de Corrida Olympikus Cinza

Dessa forma, podem possuir maiores chances de serem encontrados nas buscas de potenciais consumidores através de ferramentas como Google. Afinal, é preciso pensar na forma que os usuários fazem procuras na internet.

Transforme a descrição do produto em um conteúdo rico

Um cadastro rico criado com os recursos da Climba possuem maiores chances de conversões

Quando falamos de estratégias de marketing de conteúdo, pensamos em criação de materiais para redes sociais, blogs e e-mail marketing, por exemplo. Mas uma das ações que podem ter grande eficácia é investir no conteúdo presente na descrição de seus produtos.

Aproveitar o espaço disponível para a descrição de forma inteligente e estratégica é investir em:

  • textos bem elaborados e bem escritos;
  • leitura fácil e leve;
  • visualmente atrativo;
  • complementados por imagens e vídeos.

Trabalhe com a inserção de banners com títulos e informações relevantes, fotos do produto e peças que sugiram formas de utilizar.

Lembre-se de utilizar suas keywords ao decorrer do texto, e também na nomenclatura de suas fotos e vídeos. Afinal, são conteúdos que podem ser encontrados fora de sua loja virtual, e trazer visitantes que podem se tornar potenciais clientes de seu e-commerce.

Para continuarmos mais a fundo falando sobre a descrição de seu produto, confira a publicação com outros insights e orientações em nosso post “Descrição de Produtos: você pode melhorar a sua e converter mais”.

Invista em uma copy que converse com seu público

Além das dicas que trouxemos nos tópicos anteriores, outros fatores são necessários para se considerar na construção da descrição de seu produto. Estudar técnicas de texto persuasivo é um elemento determinante para construir um texto que vá de encontro com os desejos e necessidades de seu público.

Copywriting consiste em utilizar os recursos textuais corretos e saber conduzir sua comunicação, prendendo a atenção de quem for ler. Ao dominar isso, você vai ter facilidade em elaborar um conteúdo que tenha potencial de realmente aumentar suas conversões. Não adianta escrever um texto apenas por escrever, você precisa criar ele para justamente ser um canal de conversa entre sua loja e seu visitante.

Responda todas as dúvidas que seus clientes podem ter

Converse com seu público e efetue maiores conversões

Antes de começar a escrever o texto que vai preencher a descrição, pense nos tópicos que irão constituir esse campo. Cada um deve sanar uma dúvida frequente, e sugerimos abordagens como:

  • “o que é o produto”;
  • “do que o é feito”;
  • “como utilizar”;
  • e por aí vai.

Não fique no básico, vá além, pense em todos os questionamentos que já foram feitos e todos outros que ainda podem vir.

Fazendo isso, você irá contribuir para uma quantidade maior de impressões da página de seu produto nas ferramentas de busca, já que estará respondendo em sua loja virtual essas dúvidas mais buscadas.

Além disso, vai facilitar o trabalho de sua equipe de atendimento, ao poupar de responder perguntas muito recorrentes. Assim, poderá se atentar mais ao trabalho de processar as vendas, que terão potencial para aumentarem.

Agregue valor à página de seu produto com imagens

Para tornar a página de seu produto rica e com mais valor em diversos aspectos, é importante investir em imagens, e isso vale para artes criadas em programas de edição e para fotos.

Atente-se para nomear elas com o título de seu produto, para ajudar nas buscas por imagens nas ferramentas de pesquisa. Trabalhe com cores que destaquem seu produto, e utilize informações visuais fáceis de entender e que não criem uma bagunça que acabe afastando o interesse de seu cliente. Quando bem utilizadas, as imagens trabalhadas aqui ajudam a demonstrar atenção, profissionalismo e credibilidade no conteúdo criado.

Cadastre fotos diversificadas, de todas as formas

Fotos publicitárias ajudam a valorizar o Score de Cadastro de seu produto e ter maiores conversões

Além da descrição de seu produto, é importante voltar sua atenção para outros setores avaliados no Score de Produtos da Climba. A importância de cadastrar, ao menos, seis fotos para ter uma nota máxima, é justamente aumentar o posicionamento dessa página de produto nas pesquisas referentes.

Cada foto distinta pode se tornar uma porta de entradas para a página de sua loja virtual, através da seção de imagens do Google, por exemplo, quando uma pesquisa referente ao produto for feita. Além disso, aumenta a credibilidade do produto para o visitante, que pode ver mais detalhes e ter uma visualização mais próxima da realidade do produto. São fatores importantes na hora de determinar o clique no botão de comprar.

Priorize a qualidade em cada fotografia

Não basta rechear o cadastro com fotos de seu produto, é importante que todas elas sejam em alta qualidade. Da mesma forma que tudo mencionado até agora auxilia no aumento de tráfego para a página de seu produto, a resolução das fotografias não é diferente. Os algoritmos de busca priorizam imagens de boa qualidade para exibir no topo dos resultados, então é importante se atentar nesse aspecto.

O Score de Cadastro da Climba dá uma nota 5.0 para cadastros que possuem todas as fotos com dimensões superiores a 1200 pixel. Fotografias em alta resolução vão permitir um zoom sem perda de qualidade, retendo-a também com a compressão automática de imagens que a Climba aplica, para que as páginas do e-commerce sejam carregadas rapidamente.

Faça vídeos que convençam seus visitantes

Filmagens demonstrando os produtos ajudam nas conversões de seus produtos na Climba

Por fim, um recurso que muitos lojistas deixam de lado, mas que também funcionam como uma excelente estratégia de criação de conteúdo orgânico: a criação de vídeos para promover seus produtos. Criar uma conta no YouTube e publicar um vídeo para cada um de seus produtos mais relevantes não é tão trabalhoso quanto parece, e abre possibilidade para aumentar ainda mais o tráfego e as conversões em seu e-commerce.

Com vídeos na página de seu produto, o visitante terá a experiência de um atendimento completo.

  • Tem informações completas na descrição;
  • Pode analisar os detalhes do produto através das fotos em alta qualidade;
  • E vê-lo em uso através dos vídeos demonstrativos.

Isso elimina a objeção da necessidade do cliente ir até uma loja física ver o produto, e ele se sentirá muito mais confortável em comprar no seu e-commerce. Por isso, a Climba avalia com nota máxima nesse aspecto os cadastros com ao menos dois vídeos.

Essas foram as dez dicas valiosas da Climba que nossos clientes colocam em prática, com cadastros otimizados e alcançando conversões aumentadas! As metas estão sendo alcançadas, graças aos recursos que nossa plataforma de e-commerce inteligente entrega para ter uma gestão otimizada sobre os produtos que ajudam no sucesso e no crescimento das vendas.

Com o Climba Everest, aliado ao Score de Cadastro e os relatórios dinâmicos da plataforma, compreender os caminhos para vender na internet fica mais fácil. E esse assunto pode ser tratado sem dificuldades se seu e-commerce estiver com a Climba, apoiado por uma empresa comprometida com mais do que suas conversões, mas também com a sua experiência como dono de uma loja virtual. E ela está pronta, esperando por você!

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