O que fazer para ter um e-commerce realmente de sucesso?

O que fazer para ter um e-commerce realmente de sucesso?
4 min. de leitura

Mesmo em período de crise, o comércio eletrônico brasileiro continua apresentando um resultado positivo. Isso convida muitos empreendedores a voltarem seus olhares para esse segmento em busca de um e-commerce de sucesso.

Dados da pesquisa Webshoppers mostram que, em 2017, mais de 55 milhões de pessoas compraram pelo menos uma vez na web. Isso significa um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Como a internet facilita o match entre produtos e clientes, a loja online se tornou o grande ponto de encontro do consumidor atual. Continue a leitura e saiba o que fazer para ter um e-commerce realmente de sucesso!

Planejamento

O planejamento é a base de um e-commerce de sucesso. Por isso, suas escolhas devem ser feitas com sabedoria. Comece se certificando de que seus produtos estão de acordo com as necessidades e expectativas de um segmento ou nicho.

Nichos e segmentos saturados e com muitos concorrentes diminuem suas oportunidades de alcançar o sucesso, pois o esforço para se destacar deverá ser maior. Aproveite para estudar a concorrência.

Observe as práticas que eles adotam e que funcionam. Pense em uma maneira de integrar as ações que dão certo de um modo único, mais otimizado e que reflita a personalidade do seu negócio.

É possível ser competitivo e ao mesmo tempo obter lucro. Basta criar um perfil de precificação que inclua todos os custos do e-commerce — desde o certificado de segurança para o site até o material de embalagem dos produtos.

Plataforma

Depois que o planejamento estiver bem elaborado, direcionando suas ações para o público que será atendido, é necessário dar atenção à plataforma do e-commerce. Trata-se do mecanismo que permite o funcionamento de praticamente tudo.

A escolha da plataforma não deve ser feita somente pelo custo, pois isso pode determinar o tempo de vida do seu negócio na internet. Para fazer uma escolha inteligente, é preciso pensar nas necessidades da loja online e do seu público.

Imagine que sua loja comercializará peças de aeromodelismo. Como elas são pequenas, precisam de uma ferramenta de zoom nas imagens para que os compradores observem os detalhes e a qualidade.

Essa ferramenta é disponibilizada na plataforma. Dispensá-la já diminuiria suas chances de fechar negócio. Além disso, boas plataformas — com ótimos recursos de automatização — ajudam a otimizar a rotina de trabalho.

Usabilidade

Outro ponto muito importante que envolve um e-commerce de sucesso é a usabilidade. O design do site precisa ajudar o consumidor virtual — o que nem sempre acontece, por ser poluído, confuso ou ter um tempo lento de carregamento.

Parece bobagem, mas não é. Existem comércios eletrônicos que mais dificultam a vida do próprio cliente do que facilitam a compra. Isso é uma questão de usabilidade, algo capaz de determinar a experiência de alguém com o seu negócio.

A usabilidade envolve os ajustes necessários para que o visitante do seu site entenda, de forma rápida e fácil, aquilo que ele procura. Trata-se de algo que vai além do visual e influencia até a qualidade das informações apresentadas.

As páginas do seu e-commerce precisam ser organizadas de maneira que facilitem as buscas. Organize bem os departamentos da loja virtual, crie títulos completos e destaque os botões com cores que estimulem o clique.

Gestão de estoque

Na busca pelo sucesso no e-commerce, a gestão de estoque é outro fator que precisa receber bastante atenção — evitando que a estrutura empresarial seja afetada. Você precisa conhecer as melhores estratégias, como a integração da gestão de estoque entre e-commerce e loja física, prática que impede que furos aconteçam.

Como o mercado consumidor passa por transformações frequentes, é fundamental que você acompanhe as tendências. O que hoje parece ser o máximo, amanhã pode ser algo completamente obsoleto.

Pesquise bastante sobre os produtos que vende para descobrir o tempo de vida deles, bem como o interesse do mercado. Separe um espaço físico adequado para o armazenamento dos itens e considere até sua localização.

O estoque deve ficar em um ponto estratégico, facilitando a entrada e a saída de mercadorias. Como ele armazena uma parte importante do capital da sua empresa, também deve receber a atenção necessária para que seja seguro.

Logística

A estrutura de uma loja online é diferente de uma física. Isso também se reflete na questão da logística, outro fator importante para um e-commerce de sucesso. Quando não é bem trabalhada, afeta negativamente a satisfação do cliente.

Além de manter o estoque sempre abastecido, principalmente com os produtos de maior giro, é preciso escolher com sabedoria o meio de entrega. Para baratear seus custos, vale a pena investir em mais de um parceiro de transporte.

As transportadoras têm métodos próprios de calcular os custos de entrega dos produtos. Ao contar com o apoio de algumas, você tem a possibilidade de escolher aquela que oferece o custo mais vantajoso.

A logística também precisa funcionar do modo reverso, quando o cliente necessita devolver um produto. Esse é um ponto previsto no Código de Defesa do Consumidor e que também contribui com a experiência do consumidor.

Política de troca

A implementação de uma boa política de troca e devolução contribui com a logística e a reputação do seu e-commerce, pois esclarece as principais dúvidas que envolvem a logística reversa e os direitos do consumidor.

Em muitas lojas, a política de troca é um processo complicado e que mais atrapalha do que ajuda. Por isso, retire a parte da complexidade para melhorar a experiência do público com o seu e-commerce e diminua custos com a logística reversa.

Use procedimentos claros para dar mais transparência ao processo. Divida as regras da política de troca em tópicos, facilitando a compreensão de quem lê. Reúna também as perguntas mais frequentes em um FAQ.

Compreenda as necessidades dos clientes e, quando não houver a possibilidade de troca pelo mesmo item, ofereça por um similar. O processo também deve acontecer de forma rápida, para não gerar espera e consequente insatisfação.

Marketing

Por fim, um e-commerce de sucesso precisa receber o máximo de atenção em suas ações de marketing. É por meio dele que toda a divulgação é realizada, permitindo que os consumidores conheçam seus produtos e serviços.

Além de tornar a loja virtual conhecida, as ações de marketing podem ser segmentadas para que impactem aquelas pessoas que têm potencial para comprar o que você vende.

Ferramentas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads fazem isso e direcionam seus anúncios para um público cujo perfil é você quem define. Uma estratégia voltada para o comportamento dos seus clientes é muito rentável.

O marketing aumenta a relevância do seu conteúdo na rede e permite que ele seja compartilhado mais vezes. Como resultado, você obtém um maior alcance de público e de engajamento — aumentando as vendas.

Para ter um e-commerce de sucesso, você deve trabalhar com atenção todos os fatores levantados até aqui. Eles fazem parte de uma base que maximiza as chances de o negócio dar certo, estruturando-o para um desempenho bom e crescente.

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