Prepare-se para a Black Friday! Descubra o que você precisa para decolar suas vendas

Prepare-se para a Black Friday! Descubra o que você precisa para decolar suas vendas
6 min. de leitura

No mundo das vendas online, só há um evento que consiga deixar lojistas e compradores em total estado de ansiedade: a Black Friday.

Quem quer fazer compras encontra preços que seriam surreais para qualquer outra época do ano ou lugar, e pode encher carrinhos gastando pouco.

Já quem quer vender consegue atingir números impressionantes de tráfego e vendas, desde que tenha acertado em cheio em todas suas estratégias para esse grande dia.

Mas quais estratégias são essas? O que deve constar em um plano de ação para a Black Friday? Para lojistas de primeira viagem e para aqueles que querem caprichar na sexta-feira mais esperada de Novembro e, quem sabe, do ano, preparamos este conteúdo que mostra ponto a ponto do que é essencial para o sucesso de seu e-commerce durante a Black Friday.

Decole suas vendas na Black Friday com as dicas da Climba

Como preparar uma campanha para Black Friday?

Qualquer estratégia de sucesso exige preparação, planejamento e conhecimento. Por isso, é fundamental que empreendedores mantenham o foco em cumprir todos os requisitos para que sua loja virtual atinja os resultados estimados nessa Black Friday.

Para isso, descrevemos quais etapas são essas e relatamos dicas de como cumpri-las com êxito.

Etapas prévias

Qual seu principal objetivo com a Black Friday?

Existem vários objetivos que você pode mirar com suas estratégias.

  • Aumentar seu faturamento
  • Conquistar novos clientes
  • Fazer uma grande queima de estoque
  • Lançar um novo produto

E não trata-se de uma escolha única. Você pode traçar planos paralelos para cada objetivo que você tiver para esse evento e colher os resultados lá na frente.

Quais produtos farão parte de suas promoções?

Nessa etapa, você precisa conhecer bem os seus produtos e entender o papel deles em seu faturamento e no mercado.

Avalie a participação de seus produtos dentro de sua receita média mensal e categorize-os em três grupos: alta participação, média ou baixa.

Considere quanto de desconto você pode oferecer para cada categoria, de forma que transforme o produto em um potencial chamariz para sua loja e não afete negativamente o seu lucro.

Também é importante fazer pesquisas e análises de mercado. Isso vai indicar quais de seus produtos estão em alta no momento. Dessa forma, você investe na divulgação de um produto que terá alta demanda.

Tenha definida a vitrine de seu e-commerce

Agora que você tem definido a quais produtos você vai direcionar suas estratégias principais de Black Friday, você deve decidir quais terão maior destaque.

Estabeleça qual será sua prioridade: anunciar os de maior destaque ou os com maiores descontos?

Faça uso também de tags que destaquem o produto:

  • “últimas unidades”
  • “mais procurado”
  • “mais vendido”

Eles servem de gatilhos para o visitante e desperta seu desejo de compra.

Foque na captação de leads antes da Black Friday

Toda sua campanha terá de ser direcionada para alguém, e essa é a razão de você reforçar suas estratégias de captação de leads.

São seus contatos que vão receber suas estratégias de e-mail marketing, que é superefetivo durante períodos como o da Black Friday.

Então, faça estratégias para captar o máximo possível de leads nesse período. Prepare, também, conteúdo para aquecê-los até o início de suas campanhas.

Defina seus investimentos

Após definir todas essas ações descritas acima, é hora de você definir quanto poderá investir na sua campanha.

Seu marketing terá de ser forte e bastante conciso, por isso, planeje-o bem e faça valer cada centavo investido. Ele poderá ser o fator determinante do sucesso de sua campanha de Black Friday.

Elabore um Plano B para qualquer situação inesperada

Por mais otimistas que sejamos, sempre devemos considerar a possibilidade de algo dar errado.

  • Sistemas ou fornecedores te deixarem na mão…
  • Preços estarem pouco atraentes em relação à concorrência…
  • Atendimentos não conseguindo dar conta da demanda…
  • Estoques acabando rapidamente…

Note que nem tudo isso é por razões ruins, mas é preciso lidar até mesmo com o sucesso além da estimativa. Então considere tudo que pode sair de suas previsões e deixe sempre pronto um plano B, a fim de lhe garantir tempo para retomar o controle da situação.

Black Friday, Black Weekend, Black Week, Black November

Preparando a campanha

Black Friday? Week? November? Qual será o período de sua ação?

Nos últimos anos, a Black Friday começou a ter tanto sucesso que um dia só não é bastante para alguns negócios.

Por diversas razões, pode-se adotar uma campanha maior, podendo ser:

  • Black Friday: apenas na sexta-feira;
  • Black Weekend: sexta, sábado e domingo;
  • Black Week: toda a semana, iniciando no domingo e encerrando no sábado;
  • Black November: todo o mês de novembro.

Lembra do tópico sobre o investimento? Tem reflexo total aqui. É preciso que sua verba esteja alinhada com a duração da campanha, e tudo mais o que você for planejar também.

Quanto maior a campanha, maior terá de ser seu estoque, melhores terão de ser seus descontos e mais forte ainda terá de ser sua comunicação. Cumprindo tudo isso com êxito, maiores também serão os resultados.

Elabore o conceito visual

Black Friday tem que ter cara de Black Friday. E isso significa que é hora de sua loja adotar tons escuros, como se fosse o apagar das luzes no cinema, para revelar as grandes atrações na tela do usuário.

O destaque fica por conta de seus produtos, com cores que contrastem e chamem atenção em meio ao visual em tons de preto.

Isso vale para o máximo de peças possíveis em seu site. Para isso, é melhor contar com uma agência, profissionais autônomos ou o próprio setor de criação de sua empresa.

Reserve um período para eles focarem na produção de toda peça visual dessa temática que será veiculada. Isso vale desde os banners de sua loja até o conteúdo de suas redes sociais.

Defina seus canais de comunicação

Seu público precisa saber de suas ações para Black Friday. Reforce todos seus meios de comunicação para que seus potenciais clientes fiquem cientes.

Utilize suas redes sociais, aumente o uso dos Stories em seu Instagram e aposte na divulgação através de parcerias com influenciadores. Tudo isso trará a atenção do público para sua loja e, na hora da ação, os frutos serão colhidos.

Preparando seu e-commerce

Servidor e plataforma: estão prontos para receber uma demanda maior?

Alguns lojistas podem esquecer, mas manter um e-commerce no ar exige uma grande série de fatores. Eles são definidos de acordo com a sua demanda usual de tráfego.

É importante conversar com seu provedor de serviços e sua plataforma de hospedagem. Garanta que seu site estará capacitado para um fluxo maior de visitantes nos dias que estão por vir.

Essa conversa pode lhe preparar para tomar as decisões que forem necessárias desde já e deixar sua loja virtual pronta para a “invasão” online na Black Friday.

Distribuidores e logística: alinhe suas estratégias com seus parceiros

Seus distribuidores devem ser informados de que haverá um aumento no abastecimento de seu estoque. Até reposição com urgência pode ser preciso dependendo do andar de sua campanha.

Por isso, é interessante estabelecer um acordo que garanta que você não fique em apuros na hora da ação.

O mesmo vale para sua logística de entregas. Ela deve ser ágil para atender a demanda e cumprir suas estimativas de frete -que devem ser as melhores possíveis nesse momento.


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Estoque: não é hora de “produto indisponível”

Revise todo seu estoque e confira se está de acordo com seus sistemas de gestão. Você precisa estar pronto para o caso de seu estoque se aproxime do fim antes do encerramento de sua campanha e conseguir reposição imediata com seus fornecedores.

Ficar sem estoque no meio de sua Black Friday é perder grande parte de seu potencial de vendas. E isso pode ser um sinal de que:

  1. sua estratégia de marketing foi muito bem feita;
  2. seu estoque não estava realmente preparado.

Para ambos os casos, tenha seus principais produtos em mãos para toda a duração da Black Friday.

Preparando sua equipe para a Black Friday

Atendimento impecável é sinônimo de vendas

Com mais tráfego, maior é a quantidade de clientes que não conhecem sua loja. E é natural que os novos clientes cheguem com dúvidas. Por isso, sua equipe de atendimento deve estar disposta e preparada para todo tipo de situação.

Reforçar com profissionais temporários pode ser uma solução. Isso irá auxiliar na demanda de atendimento e evitar que sua equipe fixa fique sobrecarregada.

Cada cliente que chega à sua loja com uma dúvida pode virar um bom cliente para toda vida. Por isso, pense além da Black Friday: é a oportunidade de fidelizar seu novo público com uma boa primeira impressão.

Faça o diferencial para seu cliente

Esse é justamente o momento de surpreender, de cativar e de conquistar o cliente por completo.

Além de um atendimento impecável, pense em um adicional. Algumas ideias são:

  • Voucher com desconto especial na próxima compra
  • Algum brinde relacionado à sua marca
  • Uma mensagem de agradecimento

Para um novo público, essas surpresas simples serão impactantes e farão a diferença no futuro.

Agora você já sabe como planejar sua Black Friday

Com todas essas dicas, você tem todos os elementos necessários em mente para fazer um planejamento certeiro para sua loja aproveitar a próxima Black Friday. Bater recordes de vendas e crescer no seu segmento será parte dos planos.

As expectativas para este evento apenas aumentam ano após ano, e os resultados também. Prepare-se com antecedência tendo um e-commerce rodando perfeitamente e pronto para viver o melhor momento das vendas na internet.

Comece agora com a Climba e não fique de fora da próxima Black Friday!

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