Promoções na Black Friday: aprenda como se planejar e fature em dobro

Promoções na Black Friday: aprenda como se planejar e fature em dobro
4 min. de leitura

O final do ano chegando e com ele a Black Friday, uma das datas mais importantes para quem atua no mercado eletrônico e deseja faturar em dobro, bem como aumentar a receita da empresa. Além disso, é um ótimo período para quem deseja aproveitar as ofertas e promoções na Black Friday para adquirir itens desejados durante todo o ano.

Sabendo da importância dessa data para o sucesso de seu negócio, fizemos este artigo e nele apontamos alguns elementos que podem ajudar você a planejá-la. Fique conosco e acompanhe também uma breve história a respeito dessa tradição!

Breve história da Black Friday

A Black Friday é uma tradição americana que consiste em reduzir os preços de produtos durante a última sexta-feira do mês de novembro, data que coincide com o período de compras do Natal.

Não se sabe, de fato, qual a origem do termo Black Friday. Alguns historiadores sustentam que o termo surgiu em decorrência de uma crise na bolsa de valores em 24 de setembro de 1869, que afetou diversos investidores. O dia ficou conhecido como “sexta-feira negra” devido ao episódio.

Já outros alegam que o nome Black Friday tem relação com o faturamento conquistado pelos pequenos comerciantes. Depois de um ano duro, sem grandes lucros, chegavam o dia de Ação de Graças e o Natal, eventos que faziam os comerciantes saírem do vermelho e conquistarem bons números negros, ou seja, positivos.

Agora que conhece um pouco da história da tradição, que tal descobrir algumas dicas para ajudar você a planejar essa data tão especial para o comércio?

Principais dicas para se planejar para promoções na Black Friday

A Black Friday é uma data importante e precisa ser muito bem planejada para que a sua loja virtual consiga obter sucesso e vender tudo que deseja. Veja a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar!

Planeje os descontos

Os descontos e as promoções na Black Friday são, de certo modo, o coração dessa tradição. São justamente eles os elementos de maior atração da data.

Por isso, deve-se pensar em descontos que realmente sejam capazes de despertar o interesse do consumidor pelo produto. Que o faça sentir o desejo de compra não só pela qualidade do item vendido, mas pelo valor exigido.

Não é conceder qualquer desconto, vale dizer, mas um que seja capaz de beneficiar a marca e o consumidor. Que permita que a empresa consiga arcar, por exemplo, com os custos de aquisição dos produtos comercializados e obtenha lucro a partir dessa operação.

Uma dica que sugerimos é conceder maiores descontos nos produtos com baixo giro de mercado. Itens que já estão há muito tempo no estoque significam dinheiro parado e fonte de despesas. Pense nisso!

Reserve e reponha o estoque

A Black Friday costuma ser uma data com alta demanda de produtos e serviços e realização de vendas. Por isso, planeje bem o seu estoque para suprir as solicitações do período.

O ideal é levar em consideração as datas de Black Friday anteriores que a sua empresa participou para que você tenha uma noção a respeito de seu poder de venda.

Além disso, é necessário levar em consideração outros elementos, como o comportamento do consumidor em relação a determinados produtos e serviços e a concorrência, bem como as tendências da atualidade.

Por exemplo, se a sua empresa vendeu 100 notebooks ano passado é provável que esse ano consiga atingir a mesma quantidade — ou mais — de vendas, desde que sejam adotadas políticas de descontos e promoções atraentes. De preferência, melhores do que as do ano passado.

Defina os prazos de entrega

Os prazos são uma coisa séria e toda empresa deve respeitar. Veja que um consumidor satisfeito tem mais chances de fazer negócio novamente com a marca do que aquele que saiu insatisfeito na relação com ela.

Se a organização se compromete a entregar o produto em determinada data é bom que cumpra, pois assim nos próximos eventos de Black Friday os consumidores retornarão a comprar os seus itens.

Como a Black Friday é uma data que atrai milhões de consumidores, o ideal é conceder um prazo de entrega razoável, pois, após essa fase, a maioria das transportadoras sofrem com a alta lotação de produtos a serem entregues.

Ao conceder um prazo razoável você evita dores de cabeça para o consumidor e para a marca. Um cliente que adquire um produto fica com ansiedade em tê-lo em suas mãos e o prazo que você dá e não cumpre pode fazer com que ele se frustre. Fique ligado!

Calcule os valores de frete

Pesquisar a melhor transportadora, levando em consideração o valor do frete cobrado, pode destacar o seu negócio e fazê-lo vender muito mais.

Na Black Friday, o ideal é buscar uma parceria com uma transportadora séria, responsável e comprometida, mas que não cobre um valor exorbitante de frete e que faça com que o consumidor desista da compra.

Esse é um elemento que muitos levam em consideração quando estão pesquisando produtos e serviços. Inclusive, muitas empresas chegam a cobrar fretes mais caros que os produtos com descontos e isso afasta qualquer possível comprador.

Para atrair consumidores você pode também estabelecer uma política do tipo “na compra de R$ 300,00 em produtos o frete é grátis”. É uma boa promoção para a Black Friday!

Invista na comunicação

Sabemos que a Black Friday agita a vida da empresa e a de muitos consumidores. Apesar de ser assim, tudo muito corrido e rápido, é muito importante que a marca priorize algumas ações, dentre eles a comunicação com o consumidor. O cliente ou possível cliente tem muitas dúvidas acerca de produtos e serviços, inclusive sobre as promoções e descontos oferecidos.

O ideal é que a empresa crie um departamento de comunicação para atender às demandas que surgirem na data e exiba as promoções de forma muito clara e expressa. O adequado é também criar um documento que contemple as políticas de promoção aplicadas no período para evitar futuros problemas.

Como vimos, esse evento é uma data relevante para a sua marca e precisa ser muito bem planejado para que seja um sucesso. A partir dos elementos que apontamos aqui, esperamos que você consiga pensar em soluções que façam com que a sua empresa venda muito mais nas promoções na Black Friday.

Quer outra dica para deixar a Black Friday de sua marca ainda mais poderosa? Então confira agora mesmo o texto que fizemos sobre como usar o Google Adword para aumentar as vendas de sua empresa. Boa leitura!

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