Como montar uma loja virtual em apenas 4 passos

Como montar uma loja virtual em apenas 4 passos
3 min. de leitura

Você tem uma loja física, mas gostaria de aumentar o número de clientes e o alcance do seu negócio? Então a maneira mais eficiente é, sem dúvidas, saber como montar uma loja virtual.

Existem muitos detalhes que você precisa levar em consideração antes de iniciar as vendas online – nesse caso, separamos 5 passos principais para você começar a fase de planejamento e estruturação desse novo negócio.

Vamos lá? 

Passo 1: identifique o público-alvo da sua loja virtual

Será que o público da sua loja física será o mesmo da sua loja virtual? Para saber, você precisará fazer uma pesquisa – essa etapa é fundamental.

Quando você parte para uma pesquisa entre seus clientes e clientes em potencial, descobre o que as pessoas têm procurado em lojas virtuais, por que elas compram pela internet, quais produtos compram e todas as demais informações importantes para você conseguir segmentar seus esforços.

Isso mesmo: segmentar é a palavra-chave quando o assunto é montar uma loja virtual. Saber como o seu público se comporta, sua linguagem e preferências será essencial para você escolher os produtos certos, além de conseguir estreitar a comunicação e as estratégias de marketing para atrair esse público. 

Passo 2: Monte um bom sistema de logística de entrega

Esse passo também é fundamental. Quem compra online geralmente o faz por conta da praticidade e das boas ofertas – mas a entrega dos produtos pode ser um fator de desânimo, caso a logística não seja bem pensada.

Nesse caso, saiba que um bom sistema de logística envolve o estudo e planejamento dos seguintes fatores:

  • Os fornecedores, com seus prazos de entrega;
  • O seu estoque, que precisa girar. Para aprender a fazer a Gestão de Estoque no E-commerce, leia estas dicas.
  • Os serviços de transportes que você pretende contratar (Correios e transportadoras privadas).

É importante fechar essa conta: estoque abastecido com bom prazo de entrega dos fornecedores e serviços de transportes com bons prazos e preços. 

Aliás, sobre preços, aprenda aqui a criar as melhores estratégias de frete grátis em sua loja virtual

Passo 3: Atenção às formas de divulgação da loja virtual

O objetivo de montar uma loja virtual é vender, certo? Pois então esse deve ser o objetivo das suas estratégias de marketing: atrair o seu público e convertê-lo em cliente.

Nesse caso, com base naquela pesquisa que você fez no passo 1, é imprescindível saber em quais canais esse público está. 

  • Em quais redes sociais?
  • Quais sites ele costuma frequentar?
  • Ele costuma abrir e-mails com frequência?

Isso é importante para que a sua loja virtual o encontre nesses locais, e, desse modo, você consiga colocar em prática estratégias de divulgação de seus produtos nas redes sociais, por e-mail marketing, WhatsApp marketing, por remarketing, pelo Google Shopping, etc.

Sobre esse assunto, confira algumas estratégias para aumentar a taxa de conversão em sua loja virtual.  

Passo 4: Escolha uma boa plataforma para gerenciar a sua loja virtual

O quarto – e fundamental – passo para você abrir uma loja virtual é escolher a plataforma em que ela será operacionalizada.

Na prática, uma plataforma é um software que você adquire e que será o responsável pela estrutura do seu e-commerce, ajudando no gerenciamento de vários setores, tais como:

Para escolher qual plataforma melhor atenderá a sua loja virtual, é preciso considerar quais são as suas necessidade e recursos que precisa ter em mãos para gerenciar a loja.

E uma dica importante: invista em uma plataforma que garanta a integração da loja virtual com outros softwares de gestão, como sistemas de ERP, plataformas de meios de pagamento, marketplaces e integração com empresas de entrega. Isso será essencial para que o cliente tenha uma boa experiência e consiga passar por todo o processo de compras dentro do seu próprio site.

Quer uma dica final? Você pode investir na Climba, já que ela é uma plataforma que oferece uma solução completa e personalizada para lojas virtuais. Além disso, a equipe de suporte realiza treinamentos com todos os clientes para que eles consigam tirar o máximo proveito de todos os recursos disponíveis.

E então? Quer saber tudo o que a Climba pode oferecer para a sua loja virtual? Então converse agora mesmo com os nossos especialistas.

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