Como avaliar as competências de empresas desenvolvedoras de e-commerce?

Como avaliar as competências de empresas desenvolvedoras de e-commerce?
4 min. de leitura

Você sabe o que deve esperar de empresas de e-commerce competentes?  Para contratar o melhor serviço para a sua loja virtual, é preciso ter em mente quais são as responsabilidades desse tipo de empresa e como elas podem ajudar você a fazer com que o seu negócio deslanche na internet.

Neste post, preparamos algumas dicas essenciais para que você possa identificar as mais importantes competências de empresas de e-commerce. Com certeza, tais informações vão auxiliar você fazer a melhor escolha para a sua necessidade. Confira as dicas a seguir.

Plataforma

Opções de plataformas nas quais você pode hospedar o seu site e administrá-lo certamente não faltam. Há um grande mercado bem estruturado que permite que você pesquise por diversas empresas que prestam esse tipo de serviço.

Mas, antes de escolher que empresa contratar, você precisa entender algumas questões básicas, como os tipos de plataformas existentes e as formas como elas são disponibilizadas. Veja abaixo algumas informações:

  • aluguel de plataformas: funcionam como SaaS (Software as a Service). Você paga uma mensalidade e pode facilmente administrar sua loja;
  • open source: sistemas livres e abertos de plataformas que exigem conhecimento técnico de programação e que são gratuitos;
  • plataformas exclusivas: geralmente têm um valor maior que as alugadas, mas oferecem um serviço personalizado e focado na sua loja.

Vale lembrar que fazer um site gratuito nada tem a ver com plataformas open source. O nível de complexidade e até mesmo a qualidade final de cada uma dessas opções é bem diferente. Se você não domina programação, o melhor é contratar quem vai saber desenvolver seu e-commerce corretamente.

Experiência no mercado

Para além de questões técnicas, é importante que você também assegure-se de contratar uma empresa de confiança. Uma ampla experiência no mercado aumenta as chances de que a prestadora de serviços esteja preparada para lidar com eventuais imprevistos e problemas.

A internet é um ambiente complexo que envolve, inclusive, questões de segurança. Escolher um serviço mais barato e sem tanta credibilidade pode ser bastante arriscado. Empresas sem muita experiência podem desenvolver sites que não funcionam corretamente ou que são pouco seguros, o que, certamente, tem o potencial de desencorajar a navegação e a compra de produtos na sua loja online.

Por isso, ao pesquisar pela empresa desenvolvedora de e-commerce com a qual você vai trabalhar, tenha cuidado e avalie bem a reputação dela. Assim, você terá a certeza de que vai escolher uma boa opção.

Portfólio

A melhor maneira de checar os resultados que as empresas desenvolvedoras de e-commerce trazem aos seus clientes é conferindo o portfólio delas. Analise bem quais foram os seus clientes e como ela atendeu a demanda deles.  Avalie também se o site dos contratantes funciona corretamente e se é possível realizar compras com segurança e agilidade.

Além disso, confira se os clientes da prestadora de serviços ainda atuam no mercado e tente buscar por empresas que são referência no seu nicho. Essas dicas ajudam você a verificar os bons serviços prestados pela organização.

[rock-convert-cta id=”4751″]

Avaliação sobre a empresa

No ambiente online, não é nada difícil saber o que as pessoas pensam sobre um determinado negócio. Visitar as páginas de avaliação sobre a empresa, ou mesmo pesquisar por comentários nas redes sociais, vai ajudar você a reconhecer se aquela desenvolvedora de e-commerce é confiável.

Tenha em mente que mesmo uma boa empresa pode receber uma ou outra avaliação negativa na internet, mas observe que instituições confiáveis não costumam apresentar uma quantidade elevada de reclamações. Mas se um mesmo tipo de queixa for realizado com frequência em relação ao serviço daquela prestadora, fique atento e pesquise as concorrentes.

Falhas podem acontecer, mas se há sinais de que a empresa não se dedica a superar seus problemas a fim de melhor atender a clientela, então o melhor é não fechar negócio com ela.

Outros aspectos

Você sabe programar? Tem ideia de como organizar os itens em sua loja virtal a fim de que eles sejam facilmente localizados e comprados? Sabe onde dispor o carrinho de compras? Se tiver algum problema na gestão do seu e-commerce, sabe a quem recorrer?

Essas são apenas algumas perguntas práticas que você deve ter em mente no momento em que decidir desenvolver o seu site ou quando escolher qual empresa quer contratar para ajudar você nessa tarefa.

Dentre os principais aspectos a serem avaliados no serviço da desenvolvedora de e-commerce, podemos destacar:

  • qualidade do suporte prestado aos clientes;
  • funcionalidade da plataforma oferecida, de maneira a facilitar a gestão do e-commerce para quem não sabe programar;
  • uso de e-mail próprio no nome do seu negócio, ex.: [email protected];
  • utilização de ferramentas de métricas que mostrem um relatório sobre as visitas e as áreas mais acessadas do site;
  • tempo de entrega da loja virtual pronta e em pleno funcionamento.

Existem ainda algumas características extras que você pode considerar, como a oferta de consultoria ou mesmo questões específicas de Web Design. Esses quesitos vão amparar você na hora de pensar na maneira mais adequada de planejar o seu site.

Marketing digital

O Marketing Digital é muito importante para quem deseja ter um e-commerce de sucesso. Contratar uma empresa que vai levar em conta questões como o Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, faz toda a diferença.

O SEO, que em bom português significa “otimização para mecanismos de busca”, é um conjunto de técnicas diversas aplicadas a sua página que vão possibilitar que ela atinja os primeiros resultados nos mecanismos de busca da internet, o que gera um grande volume de visitantes ao seu site.

Por isso, não basta que a loja virtual seja visualmente bonita e tenha uma estrutura funcional. É importante levar em consideração sua responsividade e aplicar estratégias diversas de marketing digital.

Para dar conta de tudo isso, o ideal é procurar por uma empresa que possa ajudar você a tratar de todas essas questões simultaneamente. Assim, com certeza seus esforços no meio online vão dar um bom retorno. Afinal, é esse o resultado que todos buscamos, não é mesmo?

E aí, gostou das dicas? Se você acha que elas foram úteis e podem ajudar você a avaliar as competências de empresas de e-commerce, aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo. Nosso serviço oferece as condições ideais para o crescimento do seu empreendimento online.

[rock-convert-cta id=”4599″]

Comment ( 1 )

  1. 7 itens essenciais para garantir a segurança do e-commerce - Blog Idealize Tecnologia
    […] social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone para contato. É algo bem simples na verdade, mas muitos e-commerces pecam por não disponibilizar essas informações, ou, então, por “escondê-las” em cantos […]

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>