Idealize Tecnologia agora é Climba Commerce
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História de Sucesso: como o e-commerce da Açonox conquistou 65% do faturamento da empresa

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sobre a açonox

A Açonox oferece produtos que aliam sofisticação e tecnologia para uma cozinha funcional, como, pias, cubas, torneiras, lixeiras, dosadores, tanques e acessórios em geral. A empresa iniciou suas atividades em 2001 na cidade de Criciúma em Santa Catarina, onde está localizada até os dias de hoje com sua loja física.

Nosso cliente desde 2013, a Açonox chegou até nós através de uma indicação. 

o sonho de expandir

A paixão pelo novo e prazer de atender seus clientes fez com que a Açonox além de atender toda a região sul de Santa Catarina com sua loja física, almejasse expandir seus sonhos com a criação de uma loja virtual. E assim, compartilhar seus produtos e levar as melhores novidades do segmento em design, praticidade e qualidade para todos em qualquer lugar do Brasil.

… antes o cliente ficava sem saber das novidades e as praticidades de novos produtos.

Jacioni Lorenzon
Açonox

desafios

Em nosso primeiro contato, sanamos diversas dúvidas do cliente sobre como seria possível vender seus produtos pela internet e realmente expandir sua loja para todo o país, sem a necessidade de abrir diversas lojas físicas.

  • Como mostrar a praticidade e qualidade que nossos produtos oferecem na uma loja virtual?
  • Como vamos enviar os produtos?
  • Quais as formas de pagamento oferecer?
  • O que vamos precisar fazer após colocar a loja virtual no ar?

Avaliamos então qual era a visão da Açonox para o projeto e o que realmente seria preciso para atingir o seu sucesso.

O público alvo da Açonox é em sua grande maioria, pessoas que gostam de se sentir bem e ter praticidade em sua casa. São pessoas que trabalham durante o dia e possuem pouco tempo para aproveitar o lazer em sua casa, então quando tem, querer tirar o máximo de aproveitamento. Vale lembrar que isso também é um dos obstáculos da loja física, que como seus clientes possuem pouco tempo, não se torna prioridade para eles ir até a loja física conferir novidades no segmento de cubas e pias. Agora pensem com a gente… Imagine por exemplo, essas pessoas recebendo novidades enquanto navegam no celular final do dia, enquanto descansam no sofá? É como diz aquele provérbio: “quem não é visto, não é lembrado”.

Assim, um dos nossos desafios juntos para a criação da loja virtual da Açonox foi: “como vender produtos como pias, cubas e acessórios pela internet de modo atrativo?”. Afinal, são produtos com valor de mercado médio e que as pessoas costumam ir até a loja apenas quando pensam em reformar ou construir, para ver como poderão se encaixar no projeto do seu ambiente e verificar como funcionam.

Recordando que a ideia é expandir a loja, e expandir não é somente estar disponível para qualquer pessoa em qualquer lugar, mas realmente gerar resultados, como o aumento de visibilidade da marca, clientes, vendas e consequentemente obter um maior faturamento. Por isso, era preciso chegar até as pessoas certas e além de trazer os usuários para a loja virtual, conquistá-los.

A Açonox necessitava de uma plataforma que suprisse as ações de sua equipe na gestão da loja virtual, e do usuário, oferecendo uma experiência de compra simples e única. Para garantir o sucesso, com a mesma qualidade e reputação da loja física, porém, com ações específicas para o universo online.

solução

e o papel da nossa plataforma na conquista por uma gestão facilitada

A nossa plataforma de e-commerce possui integração com diversos ERPs. Através dessa funcionalidade, foi efetuado a integração do sistema da loja física da Açonox com sua nova loja virtual. O que facilitou o processo de importação dos produtos já cadastrados e disponíveis na loja física para seu novo canal de vendas.

Mas diferente da loja física, em um e-commerce, o cliente não irá comprar o produto, mas sim, as informações disponíveis sobre ele. Por isso, após os produtos serem importados na loja virtual, foi preciso fazer um treinamento com o cliente sobre cadastro de produtos no e-commerce. Já que, os cadastros de um sistema ERP não necessitam de tantas especificações quanto o de um e-commerce.

Com a integração ERP, os pedidos e clientes cadastrados na loja virtual são enviados automaticamente para a o sistema ERP e novos produtos cadastrados no ERP são enviados automaticamente para a loja virtual. Fazendo com que a equipe da Açonox economize tempo e evite trabalho manual, já que o gerenciamento de pedidos e estoque ficam centralizados.

integração com marketplaces

Como a empresa era apenas conhecida na região de Criciúma – SC, para alavancar ainda mais as vendas da loja virtual, indicamos a integração da loja virtual com o Mercado Livre, para que os produtos da Açonox estivessem visíveis e presente no e-commerce mais acessado do Brasil.

E os resultados não poderiam ser melhores… A integração gerou um aumento considerável nas vendas.

os fatores que tornaram a experiência de compra incrível

O design precisou ser planejado de modo exclusivo, com foco no segmento que a Açonox atua e as principais categorias e produtos vendidos, de forma que gerasse uma alta taxa de conversão.

A estrutura da loja virtual foi criada de forma que o usuário encontrasse facilmente as principais categorias que a Açonox trabalha e se identificasse rapidamente com os itens que tem interesse em adquirir. Por exemplo, os usuários podem optar pela seleção de produtos em áreas específicas, por marcas ou ambientes, facilitando ainda mais a busca pelo produto desejado.

Para que a loja pudesse estar disponível para qualquer pessoa e ser acessada de qualquer lugar (em casa, na rua ou no trabalho) foi desenvolvido um layout responsivo. Assim o usuário tem a possibilidade de buscar e efetuar compras tanto através de computadores/notebook quanto smartphones, e desfrutar do conforto de navegação que o layout disponibiliza.

principais estratégias

Nossa equipe juntamente com a Açonox, pensaram e estruturaram as principais estratégias para que a loja virtual logo começasse a gerar seus primeiros resultados de vendas. Iremos falar agora de alguns que foram essenciais…

No cadastro de produtos, por exemplo, uma das ações que mais conquistam os clientes, são as fotos ambientadas e vídeos, além de títulos estratégicos com palavras chaves e descrições bem detalhadas contando os benefícios e outras informações como modelo, tamanho e composição dos mesmos.

Para gerar um aumento no ticket médio, a Açonox optou por determinadas opções em sua política de frete grátis e entrega. Por exemplo, é oferecido frete grátis para determinados estados a partir de valores x.

Quanto mais formas de pagamento um e-commerce disponibilizar, mais opções o cliente terá para concluir a compra na loja. Diante disso, a Açonox disponibiliza diversas opções, como pagamento em 10x sem juros com cartão de crédito e até 10% de desconto em pagamentos no boleto.

Mas apenas criar uma “vitrine online” não significa gerar vendas, era preciso atrair os usuários certos até a loja virtual. Por isso, aconselhamos a empresa a investir em Marketing Digital.

Disponibilizamos na loja virtual a integração com as mídias sociais (Facebook e Instagram) para levar novidades diretamente nas páginas da loja. Para isso, foi importante o investimento também em mídias pagas, como Facebook Ads e Google Analytics.

Estas ações de marketing em conjunto com os anúncios e vendas no Mercado Livre, a Açonox começou a acelerar as vendas e gerar os primeiros resultados.

E retornamos novamente ao provérbio “quem não é visto, não é lembrado” – é importante sempre lembrar disso!

Além disso, sempre no intuito de manter os consumidores em contato com a empresa e gerar confiança e credibilidade, a loja disponibiliza canais de atendimento.

resultados

A Açonox hoje, utilizando nossa plataforma de e-commerce em conjunto as nossas consultorias e apoio, atualmente tem 65% do faturamento da empresa através do e-commerce. E nesses 6 anos de parceria a média de crescimento anual foi de 61%.

65% do
faturamento
da empresa é
através do
e-commerce
61% é a
média de
crescimento anual no
decorrer dos últimos
6 anos

Para obter estes resultados, ao invés de se acomodar na sua região, a Açonox expandiu suas fronteiras para conquistar muito mais clientes. Agora, os seus produtos são vendidos 24 horas por dia e para todo o país, alcançando um público maior que da loja física. O seu cliente compra pelo site e recebe em casa com muita facilidade.

A Açonox vem por meio deste, agradecer e parabenizar toda a equipe da Climba Commerce pelo empenho no desenvolvimento de nossa loja virtual, tornando-a prática e moderna. Permitindo compartilhar com os clientes o que há de melhor em tecnologia e rapidez na troca de informações e assim, passando uma total segurança para o cliente trazendo ótimos resultados e satisfação. Portanto, sempre indicaremos a Climba Commerce para todos que pretendem receber um produto confiável, prático e moderno.

Jacioni Lorenzon
Açonox

conclusão

A Açonox provou que qualquer produto pode ser vendido através da internet, desde que seja da maneira certa. Será que não está na hora de você vender o seu produto online e começar alcançar mais clientes?

Vale lembrar que o universo do e-commerce e o modo de consumir estão em constante evolução, por isso, no decorrer desses 6 anos, tanto nossa plataforma e equipe, quanto às estratégias e ações executadas pela equipe da Açonox, precisaram de upgrades para buscar cada vez mais resultados e conquistarem os números acima.